terça-feira | 10.02 | 8:55 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Sesc abre inscrições para o Prêmio de Literatura 2026

0Comentário(s)

As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura seguem abertas até o dia 2 de março e contemplam obras inéditas nas categorias Romance, Conto e Poesia.

Segundo informações da Agência Brasil, os autores selecionados terão seus livros lançados pela Editora Senac Rio e receberão uma premiação individual de R$ 30 mil.

Publicidade

Além da publicação, os vencedores integrarão a programação cultural do Sesc no próximo ano, participando de encontros, bate-papos e mesas-redondas. A inscrição é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pelo site oficial do prêmio.

“O Prêmio Sesc de Literatura cumpre o papel fundamental de identificar autores que, muitas vezes, mesmo fora dos grandes eixos de circulação, possuem obras de alto vigor artístico”, disse Leonardo Minervini, gerente interino de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

A avaliação dos trabalhos inscritos fica a cargo de comissões julgadoras formadas por críticos literários, escritores e editores de diferentes regiões do Brasil. Todo o processo ocorre de forma anônima, sem que o júri tenha acesso à identidade dos autores.

O anúncio dos vencedores está previsto para o mês de agosto, e a apresentação oficial ao público ocorrerá no fim do ano, durante uma cerimônia que contará com noite de autógrafos. Após o lançamento, as obras publicadas serão distribuídas para a rede de bibliotecas e escolas do Sesc em todo o país.

De acordo com Minervini, a proposta da premiação vai além da publicação, buscando garantir ao escritor estreante uma inserção efetiva no mercado editorial e a aproximação com leitores de diversas regiões do Brasil.

Criado em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura já recebeu cerca de 24 mil originais e revelou 43 novos autores ao mercado editorial. Em 2025, foram premiados Marcus Groza (SP), com o romance Goiás; Leonardo Piana (MG), com o livro de poemas Escalar Cansa; e Abáz (BA), com a coletânea de contos Massaranduba.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *