A oitava edição do Slam das Minas Bahia segue a todo vapor. A batalha que começou no último dia 20, marca o início de uma série de encontros que vai selecionar, ao longo de quatro batalhas e uma final, uma poeta para disputar no campeonato estadual a chance de representar o estado no Slam BR — Campeonato Brasileiro de Poesia Falada.
Uma das idealizadoras do Slam das Minas na Bahia, Negafyah, contou como foi a primeira edição da batalha em 2025 e revelou qual sua expectativa para as próximas. “A primeira edição de 2025 veio com força total nessa temporada, reafirmando que o Slam das Minas Bahia se consagra nesses oito anos de caminhada. Estamos criando uma nova geração de poetas e ela já está viva, presente, crescendo”, iniciou

“Foi muito significativo ver uma adolescente de 15 anos vencer essa primeira edição, isso só confirma que o trabalho está sendo feito com verdade, e que a poesia vai continuar viva por muito tempo. A poesia é uma metodologia potente. E ver uma equipe majoritariamente composta por mulheres negras realizando um evento que lota um espaço público num domingo, com mais de cem pessoas presentes, mostra que o que a gente faz é arte com afeto e revolução, e que nós somos potência na palavra e na ação”, concluiu Negafyah.
Por falar em expectativa, a segunda edição das batalhas já tem dia definido: no dia 02 de agosto, das 14h às 20h, acontecerá a Batalha de Poesia, no Espaço Cultural Alagados, no Uruguai, em Salvador. O tema escolhido é “Comunicação é Arte – entre vozes, telas e palavras” e será conduzido por Nanda Lisboa, Samira Soares e Amanda Soares. A ação também contará com apresentações musicais de Nayri e Anne Heru, que venceu o Slam Estadual em 2024 e representará a Bahia no Slam nacional neste ano.
Dando sequência, no dia 23 de agosto, o encontro será na Praça Quadra de São Caetano. Já no dia 06 de setembro, a Batalha de Poesia será na Praça das Barreiras. E para fechar a temporada de batalhas, a grande final, no dia 20 de setembro, no Largo Tereza Batista, no Pelourinho. Além de muito slam poetry, conheceremos a campeã da temporada.
Vale destacar que neste ano, o Slam das Minas Bahia comemora oito anos de existência. Má Reputação, que começou sua trajetória como poeta batalhando nos eventos do Slam das Minas Bahia e hoje integra o coletivo, ressalta a importância do movimento para a promoção do protagonismo das mulheres na Literatura. “O Slam é um espaço de acolhimento e aquilombamento. Uma verdadeira escola onde poetas podem aperfeiçoar sua escrita e performance, e o público se encantar pela potência pedagógica e revolucionária da poesia que acolhe a vivência e visão de mundo de mulheres e corpos dissidentes”, ressaltou.
A temporada do Slam das Minas Bahia – 8 anos foi contemplada nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.