A Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, localizada no coração do Rio Vermelho, em Salvador, comemora 57 anos de fundação no dia 23 de setembro. Para marcar a data, a unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA) realiza uma programação cultural gratuita que celebra a memória, a história e o papel fundamental da biblioteca na promoção do conhecimento e da convivência comunitária.
Assim, a programação tem início às 14h com um recital poético do grupo Exploesia. Em seguida, há uma roda de conversa sobre a história do bairro do Rio Vermelho, conduzida pelo professor e historiador Adson Brito do Velho. Ele é vice-presidente da Academia de Letras da Bahia, e trará sua experiência para o encontro. Encerrando as atividades, o público poderá prestigiar uma apresentação da Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), a partir das 16h, no espaço Caramuru, auditório dedicado à preservação da memória do bairro.
Com um acervo de aproximadamente 25 mil obras, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior é, portanto, referência em Salvador. O centro faz ações de literatura e cultura, bem como de educação. “É uma celebração da nossa história e da parceria com a comunidade, que faz esse espaço viver todos os dias”, destaca a diretora Elzimar Cerqueira. O evento é aberto ao público e será realizado na sede da biblioteca, na Rua Borges dos Reis, s/n, Rio Vermelho.
Foto: Acervo Ascom FPC