segunda-feira | 14.07 | 10:55 PM

Colégio da Barra lidera Enem no RJ com rotina intensa e uso de inteligência artificial

Com jornada de até 11 horas por dia, colégio bilíngue aposta em tecnologia, redações semanais e aulas aos sábados

0Comentário(s)
Publicidade

Com um cronograma que chega a 11 horas diárias durante a semana e atividades extras aos sábados, o Colégio Alfa Cem Bilíngue, na Barra da Tijuca (RJ), alcançou o melhor desempenho do estado do Rio de Janeiro no Enem 2024 e obteve a sexta maior média nacional. Com mensalidades em torno de R$ 3 mil, a escola atende 220 alunos, sendo 30 na turma do 3º ano do Ensino Médio, onde a carga horária é ampliada para incluir aulas e monitorias no contraturno.

De segunda a sexta-feira, os estudantes concluintes permanecem na escola das 7h30 às 18h30, e retornam aos sábados para um período de “aprofundamento” focado na resolução de dúvidas. Segundo o diretor Fábio Alves, a exigência é ajustada conforme o ano letivo. Alunos do 1º ano frequentam o colégio pela manhã e em duas tardes, uma de aula e outra de prova. Já os do 2º ano têm três tardes de atividades.

Publicidade

A escola desenvolve a base da preparação desde os anos iniciais, com alfabetização bilíngue (português e inglês) e ênfase crescente na escrita: a partir do 6º ano, as redações semanais são obrigatórias e rigorosamente corrigidas. A estrutura pedagógica combina teoria em sala com exercícios práticos em ritmo constante, informa O GLOBO.

O ambiente de imersão também fortalece laços entre os estudantes. João Pedro Barnabé, 17 anos, aluno desde 2013, relata: “Estamos juntos o dia inteiro. É quase uma família. A convivência é muito maneira, mas, claro, às vezes rola um estresse. É como se a gente morasse junto”.

Além da rotina disciplinada, a escola investe em formação de professores para uso de inteligência artificial, com o objetivo de personalizar o conteúdo pedagógico. Segundo o diretor, o processo de integração da IA está em fase inicial, mas já otimiza o trabalho docente: “Um professor pode montar um plano de aula em 10 minutos, o que antes levaria quatro horas”.

Publicidade