Com o objetivo de promover um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e respeitoso, estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaias Alves (ICEIA), no Barbalho, criaram a revista em quadrinhos Guardiões da Inocência. A publicação é fruto de uma ação pedagógica que une artes visuais e cidadania, tratando temas como bullying, preconceito, cyberbullying, racismo e violência. A HQ, portanto, transforma os alunos em super-heróis da convivência escolar, incentivando o combate a atitudes discriminatórias e a valorização das diferenças.
Assim, a iniciativa surgiu a partir de uma cartilha de convivência, idealizada pelas professoras Marta Rebouças e Mayama Oliveira, e evoluiu para o formato de revista com apoio da diretora Maribel Costa. A docente Anara Improta, do curso técnico em Artes Visuais, mobilizou os estudantes para desenvolverem personagens com representatividade, como pessoas com autismo, vitiligo e deficiências. A narrativa lúdica e envolvente da HQ conecta os alunos à história, criando identificação e senso de pertencimento.
O projeto terá lançamento oficial durante a Feira de Ciências do ICEIA, em outubro, e já está classificado para a Etapa Estadual do Encontro Estudantil. O evento acontecerá em dezembro, na Arena Fonte Nova. A HQ será distribuída aos visitantes como exemplo de como a educação pode ser aliada na formação cidadã e no combate à intolerância nas escolas.
Foto: acervo pessoal