sábado | 20.09 | 7:48 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Fórum inédito no Beiru, neste sábado, será espaço de diálogos em educação

Fórum Popular de Educação do Beiru reúne lideranças, especialistas e jovens em um diálogo sobre cidadania, futuro e pertencimento

0Comentário(s)
Publicidade

O 1º Fórum Popular de Educação do Beiru e Adjacências acontece no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, neste sábado (20), das 8h às 12h. Assim, a mobilização inédita reúne estudantes, professores, famílias e lideranças sociais para pensar a educação como chave de transformação e cidadania. A área, com mais de 38 mil moradores, será o palco de discussões sobre os caminhos da educação contemporânea.

Publicidade

O fórum terá como marca o diálogo plural, portanto, reunindo painelistas que transitam entre a política e a escola, bem como pela academia e a favela. Juntamente a isso, há a experiência prática e o pensamento crítico. São vozes que partem de diferentes trajetórias, mas que, além disso, convergem em um mesmo ponto: a certeza de que a educação é caminho para reduzir desigualdades, fortalecer a democracia e abrir perspectivas para comunidades. Dessa forma, o evento firma-se como um espaço de acolhimento e sabedoria.

Publicidade

Conheça os participantes do fórum

Anderson dos Santos Teixeira
Economista (UFBA), com mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social. Tem experiência no setor varejista e atua há uma década no Sebrae/BA, contribuindo com análises estratégicas para fortalecimento dos pequenos negócios.

Ângela Damasceno
Doutora em Sociologia, com mestrado em Engenharia Ambiental Urbana. Professora colaboradora da UFBA, consultora em políticas públicas e coordenadora técnica na Escola do Legislativo da Câmara de Salvador. Atua também na regulação ambiental e na gestão de águas.

Jean Santos

Educador e empreendedor social, pedagogo e especialista em gestão pedagógica. Criador da Catequese Musical, fundador da Instrumentoteca Comunitária Alice e da Orquestra Arquidiocesana Padre Mauricio Abel. Gestor da Casa dos Sonhos e referência em formação de jovens educadores nas periferias.

Marcio Lima dos Santos

Presidente estadual da Central Única das Favelas na Bahia (CUFA-BA) e vice-presidente da CUFA Brasil. Executivo social, especialista em serviço social no sistema sociojurídico. Integra o Conselho Consultivo do Consulado EUA (2022 – 2025) e atua em projetos da ONG Levantamos, sediada em Washington, DC.

Vozes que educam e promovem o conhecimento

Mayara Eduarda de Jesus Santos
Estudante do 1º ano do Ensino Médio Técnico no Colégio Estadual Zumbi dos Palmares. Sua presença simboliza a juventude que sonha, bem como constrói o futuro a partir da sala de aula.

Ney Campello
Bacharel em Direito e mestre em Administração pela UFBA. Foi Secretário de Educação de Salvador e Superintendente de Educação do Estado da Bahia. Atualmente, é consultor educacional e esportivo, diretor da Universidade Aberta da ACB, além de poeta, escritor e palestrante.

Paulo Cavalcanti
Empresário, advogado, filósofo e escritor que vai muito além dos títulos: é um provocador de consciências. Fundador da Fundação Paulo Cavalcanti e do Movimento Via Cidadã, atua para despertar no Brasil uma inteligência que anda
adormecida: a inteligência cidadã. Com visão estratégica e espírito associativista, portanto, transita entre política e educação, discurso e ação.

Rebeca Barros
Atualmente graduanda em Biomedicina, é liderança do Mosaico de Amor e mobilizadora cultural no Beiru/Tancredo Neves. Integra o coletivo Toque Feminino, dessa forma levando temas como saúde e educação a adolescentes. Defende a economia de comunhão e as inteligências coletivas como narrativas de transformação.

Imagem de capa: divulgação

Publicidade