Começam nesta segunda-feira (19), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificado (Sisu 2026), abrindo as portas das universidades públicas para milhares de estudantes em todo o Brasil. No total, o Sistema de Seleção disponibiliza 274,8 mil vagas em instituições públicas, com aproximadamente 25 mil oportunidades somente na Bahia, que ocupa a terceira posição no número de vagas, de acordo com o Ministério da Educação.
Para participar, os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023, 2024 ou 2025 devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior até o dia 23 de janeiro. Os estudantes precisam fazer login com sua conta Gov.br e escolher até duas opções de curso, informando a instituição e o turno de preferência.
É crucial ficar atento, pois o Sisu 2026 terá apenas uma etapa de inscrição para as vagas do ano letivo. Além disso, quem escolher por cursos de licenciatura presenciais poderá ser beneficiado pelo programa “Pé-de-Meia Licenciaturas”, que oferece um auxílio financeiro mensal de R$ 1.050 para alunos com nota média superior a 650 pontos no Enem.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro, e o candidato deve acompanhar o cronograma de matrícula da instituição escolhida para garantir o direito à vaga conquistada.
O MEC também divulgou as universidades com maior número de vagas ofertadas no país. A Bahia, com 25 mil vagas, é representada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que oferece quase 6 mil oportunidades. O Rio de Janeiro lidera com mais de 18 mil vagas, distribuídas entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Quanto aos cursos, o mais ofertado no país é Psicologia, com 10.145 vagas, seguido por Administração (9.462) e Matemática (9.332). Também estão entre os mais ofertados cursos como Direito, Medicina e Agronomia.
Confira o cronograma do Sisu 2026:
- Inscrições: 19 a 23 de janeiro;
- Resultado da chamada regular: 29 de janeiro;
- Matrícula da chamada regular: a partir de 2 de fevereiro;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro;
- Convocação da lista de espera pelas instituições: a partir de 11 de fevereiro.
Fonte: iBahia
Foto:

