
O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi prorrogado até o dia 13 de junho, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Inicialmente, as inscrições se encerrariam às 23h59 desta sexta-feira (6), informa G1.
De acordo com o MEC, a extensão do prazo tem como objetivo oferecer mais tempo para que os interessados realizem a inscrição. A pasta também informou que será realizada uma mobilização nacional, em parceria com os estados, para incentivar a participação no exame.
Até o momento, o número de inscritos ultrapassa 5 milhões, superando o total registrado em 2024, que foi de 4.325.960 candidatos.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. A exceção são os municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde o exame será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Os participantes que não foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição deverão efetuar o pagamento de R$ 85 até o dia 11 de junho. O valor pode ser quitado por meio de boleto bancário, PIX ou cartão de crédito.
Passo a passo para se inscrever no Enem 2025:
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Acesse o site oficial: enem.inep.gov.br/participante e clique em “Inscrição” (a inscrição é exclusivamente online).
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Complete o desafio de imagem indicado na tela.
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Digite o CPF, a data de nascimento e clique em “Iniciar a inscrição”.
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Verifique os dados apresentados, leia as orientações e avance clicando em “Próximo”.
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Informe o nome do pai ou marque a opção “Não quero declarar”.
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Complete os dados pessoais: sexo, raça/cor, estado civil e nacionalidade.
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Indique o estado e o município onde nasceu.
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Insira o CEP e clique em “Próximo”.
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Confirme seu endereço e o complemento, se houver.
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Informe se necessita de atendimento especializado e descreva o recurso.
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Travestis, transexuais ou pessoas trans com nome social cadastrado na Receita Federal podem optar por usá-lo.
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Escolha o idioma da prova de língua estrangeira (Inglês ou Espanhol).
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Indique a situação em relação ao ensino médio.
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Responda ao questionário socioeconômico.
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Informe telefone e e-mail válidos para contato.
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Escolha o município onde deseja fazer a prova.
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Envie uma foto atual do participante.
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Verifique todas as informações e clique em “Enviar Inscrição”.
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Guarde o comprovante com o número de inscrição.
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Acesse a Página do Participante com seu CPF e senha do gov.br.
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Vá até a seção “Pagamento/Isenção”, baixe o boleto e escolha a forma de pagamento (PIX, cartão de crédito ou boleto bancário, com possibilidade de pagar em agências ou casas lotéricas).
O MEC reforça a importância de seguir todos os passos com atenção para garantir a participação no exame.