domingo | 18.05 | 8:51 PM

MEC divulga resultado da lista de espera das vagas remanescentes do Fies 2025

Convocados devem comprovar informações até 22 de maio para garantir financiamento

0Comentário(s)

 

Foto: Divulgação/MEC

Por Nívia Lopes 

O resultado da lista de espera das vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2025 foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, 15 de maio. A convocação dos candidatos pré-selecionados ocorre até 22 de maio e pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

De acordo com o MEC, a participação na lista de espera é automática para os estudantes que não foram pré-selecionados na chamada única do processo seletivo. Os candidatos convocados devem ficar atentos aos prazos e etapas seguintes para garantir a contratação do financiamento.

O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, e tem como objetivo oferecer financiamento estudantil para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Segundo as regras do edital, o estudante pré-selecionado deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior em até dois dias úteis após a data de pré-seleção, respeitando o horário de atendimento da instituição, para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.

Após essa etapa, os candidatos precisam validar os dados junto a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela CPSA. A documentação pode ser entregue presencialmente ou por meio digital, conforme previsto no Edital nº 7/2025. Caso seja aprovada, a formalização do financiamento poderá ser feita.

As vagas remanescentes referem-se às oportunidades que não foram preenchidas nas etapas regulares do Fies. Elas são voltadas a estudantes que possam alcançar a frequência mínima exigida para concluir o primeiro semestre letivo de 2025, considerando o curso, turno e local de oferta selecionados.

Conforme o edital, 50% das vagas remanescentes são reservadas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esta medida atende às regras do Fies Social, que prevê financiamento integral — de até 100% dos encargos educacionais — para os candidatos que atenderem aos critérios.

Além disso, há reserva de vagas específicas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A distribuição dessas vagas segue a proporção da população local conforme dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e se aplica tanto às vagas do Fies geral quanto às do Fies Social.

O MEC informa ainda que os candidatos com deficiência, mesmo que inscritos nas vagas gerais, devem apresentar laudo médico que comprove a condição, com indicação do grau da deficiência e o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID).

No caso dos estudantes beneficiados pelo Fies Social, a comprovação de renda familiar per capita de até meio salário mínimo é dispensada, desde que estejam com o cadastro ativo no CadÚnico. No entanto, os candidatos ainda precisam comparecer à CPSA para validar as demais informações. Se houver divergência nos dados declarados, a apresentação de documentação complementar poderá ser exigida.