A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), vai abrir a partir da próxima terça-feira, 16 de setembro, indo até o dia 16 de outubro, o sistema de cadastramento dos trabalhadores ambulantes que desejam atuar nas festas populares da capital baiana. Serão quase 9 mil vagas para o período, que inclui o Festival Virada, a Lavagem do Bonfim, a Lavagem de Itapuã, a Festa de Iemanjá, os circuitos pré-carnavalescas e a maior festa popular do mundo, o Carnaval.
As inscrições são apenas pela internet, através do site www.sca.salvador.ba.gov.br. O período de cadastro vai das 8h do dia 16 de setembro até as 23h59 do dia 16 de outubro. Quem tiver dificuldade de acesso à internet poderá mais uma vez procurar atendimento em uma das 10 unidades de Prefeituras-Bairro de Salvador. Cada interessado poderá se inscrever em mais de uma festa, realizando cadastros separados, sendo nas mesmas categorias que já participou.
Critério de inscrições para ambulantes
Assim, todos os inscritos passarão por uma avaliação da Semop e selecionados de acordo com uma pontuação. Baseada em critérios sociais e profissionais, possui as seguintes regras: residir em Salvador e ter experiência em eventos anteriores nos últimos cinco anos. Além delas, possuir certificados de capacitação; ser chefe de família monoparental feminina; e, por último, ser uma pessoa idosa ou aposentada.
Em seguida, a lista com as pontuações tem divulgação prevista para o dia 29 de outubro. Após as fases de recursos, o resultado final sai no dia 1º de dezembro.
O titular da Semop, Decio Martins, reforçou, entretanto, que não há necessidade de correria. Porém, as pessoas devem se atentar ao prazo para realizar as inscrições. “O sistema de cadastramento de ambulantes foi criado pela Prefeitura justamente para dar dignidade ao público que pretende trabalhar nas festas populares. Independentemente do dia em que o candidato se inscrever, o critério para a habilitação será o da pontuação prevista no edital. Não importa se essa pessoa se inscreveu antes ou depois: todos os inscritos concorrerão em iguais condições”, disse.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS