A fim de fortalecer o elo entre os setores produtivos e o cidadão, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) montou, nesta terça-feira (7), um estande para orientações e encaminhamentos dos programas Treinar para Empregar e Salvador Lab durante a 1ª edição da Feira de Carreiras (Fecs 2025), da Empresa Jr. da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Realizada na Faculdade de Direito, no bairro da Graça, a Fecs reuniu 600 estudantes de um total de 1,7 mil inscritos para os dois dias de evento, que termina nesta quarta-feira (8). Coordenadora do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), Cristiane Thomaz, destacou que a gestão municipal tem muito a contribuir com os estudantes. Pois, segundo ela, nesta etapa, o networking e a escolha da carreira serão decisivos para o futuro deles.
“Essa iniciativa é de grande importância para nós, que atuamos tanto no desenvolvimento de novos talentos como no fomento para geração de renda. E isso acontece por meio da empregabilidade ou pela via do empreendedorismo”, afirmou Cristiane.
Banco de talentos
A Feira de Carreiras, acrescentou ela, traz a oportunidade de gerar um banco de talentos capaz de intermediar o estudante para o mercado de trabalho. Dessa forma, seja como empregado ou ao modo de empreendedor.
“Temos, na Semdec, diversos serviços nesse sentido, com o próprio Simm e o programa Treinar Para Empregar, que realiza a capacitação desses jovens, com desenvolvimento de atividades profissionalizantes, além do Empreenda Salvador, que estimula o empreendedorismo, e o Salvador Lab, que é voltado exclusivamente para universitários”, listou.
Empresas
A Fecs conta com 15 estandes, comandados por empresas como Moura Dubeux, Red Bull e PWC. Ainda há Banco do Brasil, Escavador, Petrobras, Wilson Sons, Ambev, Shopping da Bahia, Sanar, dentre outras.
Iago Souza, que cursa o Bacharelado Interdisciplinar de Saúde, foi um dos jovens encaminhados para entrevistas de estágio por meio do estande da Semdec. “Essa oportunidade é um ótimo caminho para acessar o mercado de trabalho e para dar este primeiro passo rumo ao emprego no futuro”.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS