Com o maior carnaval de rua do mundo se aproximando, as ruas de Salvador já estão tomadas por lojas cheias de opções para quem quer brilhar nos blocos, nas avenidas ou nas festas. Personagens de desenhos animados, super-heróis, bruxas, demônios, saia de tule, asas de fada, e uma infinidade de acessórios já estão disponíveis para garantir que a magia do Carnaval aconteça.
A equipe de reportagem da Tribuna da Bahia foi conferir de perto as novidades das lojas e conversou com alguns dos vendedores que confirmaram o grande movimento antecipado para a data. Maria Lúcia, vendedora de uma loja no centro da capital baiana, afirmou que o público já está em busca das fantasias. “Por aqui o povo já começou, os que gostam de se antecipar. O mais engraçado é que o movimento é forte todos os dias, eu aviso: venha logo porque acaba rápido e você só vai ter de opção o que sobrar”, comentou.
Em relação às vendas, Lúcia está confiante. “Carnaval é carnaval, né? Aqui eu só preciso explicar algumas coisas e ponto. Geralmente, o pessoal já vem com a ideia de fantasia na mente, eu só ajudo a complementar”, explicou.
Lauro Costa, vendedor de outra loja, estava usando antenas de abelha, sinalizando que já tem fantasias à disposição. “Já estou no clima da alegria para receber os clientes da melhor forma, por aqui, quem entra realiza um sonho e vive a magia na avenida”, disse ele, com o entusiasmo típico de quem sabe que o Carnaval está chegando.
Costa se mostrou otimista quanto às vendas deste ano. “Aqui tem fantasia para homem, mulher, criança e todos os gêneros. Não falta nada para ninguém. Temos uma gama completa, vai acabar tudo muito rápido, não tenho dúvidas”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, disse que, neste Carnaval, haverá predominância dos chamados segmentos não duráveis. “Roupas leves, principalmente, bijuterias, adereços, que envolvem composição de fantasias, irão dominar. Isso tudo impulsiona positivamente a atividade econômica do comércio lojista do estado da Bahia. É uma data importante e, embora tenha diminuído nos últimos anos, o Carnaval ainda é uma grande fonte de movimentação para o comércio”, destacou Motta.
O presidente demonstrou otimismo: “O folião poder montar a sua própria fantasia é uma vantagem para o segmento de bens não duráveis, que é predominante nas vendas de roupas leves, adereços e bijuterias. O sindicato tem sempre uma postura positiva, confiando que as vendas aumentam durante esses períodos de eventos populares como o Carnaval”.
O consultor econômico da Fecomércio, Guilherme Dietze, apontou que o Carnaval da Bahia deve movimentar 4,5 bilhões de reais nos setores de comércio e turismo, um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. “A maior parte dessa
movimentação virá do varejo, principalmente com consumidores comprando alimentos, bebidas e vestuário para suas viagens e festas. Empresários de restaurantes e hotéis também aumentam seus estoques para atender um público maior”, explicou Dietze.
Além disso, Dietze destacou a importância da Bahia como um dos principais destinos turísticos do Brasil durante o Carnaval. “Não são só os foliões que aproveitam o tradicional Carnaval de rua em Salvador, mas também os turistas que visitam as praias de todo o litoral baiano”, disse.
O economista também explicou que a expectativa de aumento no comércio e turismo está relacionada a uma melhora nas condições econômicas, com mais emprego, renda e crédito disponíveis. Isso contribui para um maior poder de compra dos baianos e dos turistas. “Além disso, está aumentando o número de assentos disponíveis nos aeroportos da Bahia, o que significa mais turistas e mais gastos nas estruturas de turismo, como hotéis e restaurantes”, afirmou Dietze.
Fonte: Tribuna da Bahia
Foto: Romildo de Jesus/Tribuna da Bahia