A Casa do Papai Noel segue encantando baianos e turistas que visitam as luzes natalinas do Centro Histórico de Salvador. O cenário instalado na Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, voltou a ser um dos destaques do período. Dessa forma, combinando referências afetivas e elementos culturais, com um caráter familiar e inclusivo. O funcionamento é diário e ocorre até o dia 25 de dezembro, das 17h às 22h.
Assinada pelo artista plástico Pedro Caldas, a montagem ocupa 180 m² e foi inteiramente transformada para criar uma experiência imersiva. Dessa maneira, grandes painéis de madeira, cortinas de veludo, armários e biombos organizam os 11 ambientes, distribuídos em três áreas temáticas, cada uma com narrativa visual própria.
Atualmente, quem vai ao local se admira com as presenças do Papai Noel negro, interpretado pelo presidente do Conselho Municipal das Comunidades Negras, Evilásio Rebouças. Além disso, há a Mamãe Noel, vivida por Ana Degout. Ela já viralizou na internet por sua espontaneidade e bom humor, transformando a espera na fila de visitação em um momento leve e divertido.
Decoração especial
“A Casa do Papai Noel este ano está ainda mais especial. Ela surpreende pelo tamanho, a quantidade de luzes e a beleza de cada detalhe. É muito gratificante ver adultos e crianças entrando e se encantando com tudo que foi criado com tanto carinho pela nossa equipe. Pensamos em cada ambiente para despertar emoção e fazer as pessoas viverem a magia do Natal de um jeito inesquecível”, destaca o diretor de Iluminação Pública da Prefeitura de Salvador, Ângelo Magalhães.
Assim, para Evilásio, viver a experiência do Papai Noel pelo terceiro ano é um momento de grande satisfação. “É uma alegria muito grande poder incorporar esse personagem tão ilustre, reconhecido mundialmente; e sendo em Salvador, cidade com a maioria da população constituída por pretos e pardos, poder representar esta figura com a cor da cidade é uma grande honra. Especialmente em um momento em que buscamos repensar os nossos dias e a humanidade, pensar um tempo de paz, de felicidade, com o retorno do menino Jesus”, diz.
Foto: Bruno Concha/Secom

