A cidade de Paulo Afonso, situada às margens do Rio São Francisco, recebe entre os dias 5 e 7 de dezembro o 9º Festival Remo de Ouro Nacional, um dos maiores eventos de dragon boat do país. A competição reúne atletas dos núcleos do projeto Dragon Boat em Paulo Afonso, Salvador, Camamu e São Félix. Além disso, há remadores do Ceará, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Sul. Assim, a iniciativa é apoiada pela Sudesb, que mantém núcleos ativos e contempla mais de 600 praticantes, em sua maioria mulheres e sobreviventes do câncer de mama.
Segundo Cesare Decarli, responsável por introduzir a modalidade na Bahia há 15 anos, esta será uma edição histórica. Ao todo, 58 times participam do festival, com mais de mil atletas envolvidos nas atividades. Entre eles, quatro equipes formadas por idosos, pessoas atendidas pelos CAPs, crianças e jovens com TEA e atletas com deficiência farão apresentações especiais. Em seguida, passarão a integrar o projeto no próximo ano. As disputas acontecem no balneário O Touro e a Sucuri, ponto turístico de Paulo Afonso, em provas de 350 metros com barcos conduzidos por até 22 atletas.
O evento também contará com a presença de Claudio Schermi, presidente da International Dragon Boat Federation (IDBF), reforçando o reconhecimento internacional da Bahia na modalidade. Em 2027, Salvador sediará o Pan-Americano de Clubes de Dragon Boat, primeira edição do torneio na América do Sul. Dessa forma, com expectativa de reunir mais de 2 mil atletas na Praia da Penha.
Foto: Maurício Viana/Ascom Sudesb

