A Seleção Brasileira feminina garantiu vaga antecipada nas semifinais da Copa América ao vencer o Paraguai por 4 a 1 na última segunda-feira (22), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, no Equador. A partida foi transmitida ao vivo pela TV Brasil. Com o resultado, o Brasil chegou à terceira vitória consecutiva e assumiu a liderança isolada do Grupo B, com nove pontos.
A uma rodada do fim da primeira fase, a equipe comandada por Arthur Elias já não pode ser ultrapassada por Venezuela (4 pontos), Paraguai (3) e Bolívia (0). A única seleção que ainda pode superar o Brasil na tabela é a Colômbia, que soma sete pontos após golear a Bolívia por 8 a 0, também na segunda-feira.
Colômbia e Brasil se enfrentam na sexta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Banco Guayaquil, também em Quito, novamente com transmissão da TV Brasil. O empate garante o primeiro lugar ao Brasil, enquanto as colombianas precisam vencer para assumirem a liderança. A igualdade já é suficiente para ambas se classificarem.
Caso o Brasil vença, a Colômbia dependerá do resultado de Venezuela x Paraguai, jogo marcado para o mesmo horário, no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda. Se a Venezuela vencer, também chegará a sete pontos, o que pode levar a decisão da segunda vaga à semifinal para o saldo de gols, informa Agência Brasil.
A partida de sexta é considerada a mais desafiadora do Brasil até aqui. Vice-campeã em três das últimas quatro edições da Copa América, a Colômbia teve a melhor campanha sul-americana na Copa do Mundo de 2022, alcançando as quartas de final. O elenco conta com destaque internacional, como Linda Caicedo (Real Madrid), Mayra Ramírez (Chelsea) e Catalina Usme (Galatasaray), além de atletas que atuam no futebol brasileiro: Kate Tapia (Palmeiras), Lorena Bedoya (Cruzeiro) e Daniela Montoya (Grêmio).
“Temos um grande adversário para a gente realmente ser testado”, afirmou Duda Sampaio, escolhida a melhor jogadora da vitória contra o Paraguai, em declaração à CBF. O técnico Arthur Elias destacou a solidez e organização da Colômbia, prevendo um confronto equilibrado.
O Brasil aproveitou bem as bolas paradas no primeiro tempo para abrir vantagem. Aos 27 e aos 39 minutos, Yasmin cobrou faltas pela direita que cruzaram a área e enganaram a goleira Soledad Belotto, fazendo 2 a 0. Aos 10 do segundo tempo, a paraguaia Camila Arrieta foi expulsa por falta em Marta, e aos 14, Amanda Gutierrez marcou o terceiro após passe de Angelina.
Aos 16, Cláudia Martínez descontou para o Paraguai, superando Isa Haas na velocidade e finalizando na saída da goleira Lorena. Mesmo com a pressão da artilheira paraguaia, o Brasil fechou o placar aos 29, com um belo chute de Duda Sampaio da entrada da área.