A seleção brasileira feminina de vôlei encerrou de forma invicta a primeira fase do Campeonato Mundial, disputado em Chiang Mai, na Tailândia. Na terça-feira (26), o time comandado por José Roberto Guimarães superou Porto Rico por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/13 e 25/18, garantindo a liderança do Grupo C, que também contou com França e Grécia, informa Agência Brasil.
Já classificadas desde a rodada anterior, as brasileiras agora aguardam o resultado do confronto entre República Dominicana e China, marcado para quarta-feira (27), às 6h (horário de Brasília), pelo Grupo F. O adversário do Brasil nas oitavas de final será definido com esse jogo, e a partida está agendada para o domingo (31), em horário ainda a ser confirmado pela organização.
As centrais Júlia Kudiess e Diana Duarte foram os principais destaques da vitória brasileira. Júlia somou 14 pontos, sendo oito em ataques e seis em bloqueios. Diana marcou 13 pontos, com oito em ataques, quatro em bloqueios e um ace. Também se destacaram as ponteiras Julia Bergmann (11 pontos) e Gabi, capitã da equipe, com oito pontos.
“Atingimos nosso primeiro objetivo, que era conquistar o primeiro lugar do grupo. Sabemos que ainda temos pontos a melhorar, especialmente no sistema defensivo, mas o time está comprometido com essa evolução. Agora começa uma nova etapa. As oitavas são um novo campeonato, e precisamos manter a agressividade. Queremos muito essa vaga nas quartas, e isso depende da nossa atitude”, avaliou Gabi após a partida.
O torneio começou no dia 22 de agosto, com 32 seleções divididas em oito grupos de quatro equipes. Apenas as duas melhores colocadas de cada chave avançam para o mata-mata. A partir das oitavas, as primeiras colocadas enfrentam as segundas em cruzamentos previamente definidos.
Além do Grupo F, na quarta-feira (27) também serão definidos os classificados dos Grupos E (Turquia, Canadá, Espanha e Bulgária), G (Alemanha, Polônia, Quênia e Vietnã) e H (Sérvia, Japão, Ucrânia e Camarões).
Confrontos das oitavas de final:
Sexta-feira (29)
-
7h: Países Baixos x 2º do Grupo H (Sérvia ou Japão)
-
10h30: 1º do Grupo H x Tailândia
Sábado (30)
-
7h: Itália x 2º do Grupo G
-
10h30: 1º do Grupo G (Alemanha ou Polônia) x Bélgica
Domingo (31)
-
7h: Brasil x 2º do Grupo F (República Dominicana ou China)
-
10h30: 1º do Grupo F x França
Segunda-feira (1º de setembro)
-
7h: Estados Unidos x 2º do Grupo E (Turquia ou Canadá)
-
10h30: 1º do Grupo E x Eslovênia