terça-feira | 03.02 | 11:34 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Desempenho da base do Bahia surpreende Ceni, que enxerga novas opções no elenco

0Comentário(s)

A vitória por 3 a 1 diante do Porto, além de garantir de forma antecipada a vaga do Bahia nas semifinais do Campeonato Baiano, voltou a evidenciar a boa fase dos jovens revelados pelo clube e agradou o técnico Rogério Ceni.

Após a partida realizada no último domingo (1º), em entrevista coletiva, o treinador exaltou a evolução dos chamados “Pivetes de Aço” e reconheceu que o rendimento apresentado pelos atletas superou o que ele esperava para o início da temporada.

Publicidade

Ao mencionar nomes como Dell, Kauê Furquim, Ruan Pablo, Fredi e David Martins, o comandante tricolor afirmou que enxerga “novas opções” surgindo para a sequência do ano.

Crescimento interno e protagonismo da base em 2026

Rogério Ceni ressaltou que, diferentemente de temporadas anteriores, o Bahia tem conseguido competir e alcançar resultados positivos no Baianão utilizando equipes alternativas formadas, em sua maioria, por jogadores oriundos das categorias de base.

“Fico feliz pelo que a gente fez. Teve erros, sofremos o pênalti em lateral ofensivo nosso. Mas a gente fica feliz porque vê o Bahia se fortalecendo. Dois anos atrás botava o primeiro time para jogar, perdia e empatava. Este ano estamos jogando com jogadores da base e vencemos. Havendo progresso desde a base para ter Dell e Kauê desde o início, Caio, Coni (João Andrade, atacante) e David Martins entrando no jogo. Dois garotos fazendo os primeiros gols do nosso time, a gente fica feliz nesse sinal de evolução, parte mais legal”, celebrou o técnico do Bahia.

Boas surpresas e alternativas para o elenco principal

Ao analisar os desempenhos individuais, Ceni destacou que o nível apresentado por atletas como Dell, Kauê Furquim, Fredi e David Martins amplia o leque de possibilidades para o restante da temporada.

Segundo o treinador, mesmo com o foco inicial no Campeonato Baiano, os jovens já demonstram potencial para integrar o elenco em disputas mais exigentes, como a Série A do Brasileirão.

“Eu estou muito feliz com eles, me surpreendi com o que apresentaram nas duas rodadas, todos jovens. Não esperava tanto deles, estão treinando desde outubro, novas opções. Não sei se neste Brasileiro, mas que promete muito, se não nesse no próximo, que ganhem mais minutos. Que a gente gaste menos em salários, contratações, nosso objetivo é que tenham mais minutos. Muito satisfeito. Fredi, David, meninos da frente, outros também, Coni fez dois treinos e cumpriu relativamente bem”, analisou o treinador do Bahia.

Base integrada ao time profissional

O técnico reforçou que a utilização dos jovens faz parte de um planejamento conjunto entre base e elenco principal. Ao lembrar da participação de Dell na vitória sobre o Corinthians, na estreia do Brasileirão, Ceni destacou que o estadual funciona como um ambiente ideal para dar experiência aos atletas.

Com a vaga nas semifinais já assegurada, a tendência é de que mais jogadores da base ganhem oportunidades nas próximas partidas, enquanto o time principal direciona suas atenções para os principais desafios da temporada.

“Tivemos o Dell entrando contra o Corinthians, Kauê relacionado. Participações de garotos no ano passado. Esse ano de acordo com as possibilidades. Se precisar, a base está aí. Baiano é um bom indício, deve ter número maior de jogadores jovens no próximo fim de semana. Atletas vão jogando um campeonato menor e ganhando base. Quando precisar, vai nos ajudar, como foi o caso do Dell contra o Corinthians”, finalizou o comandante.

O Bahia retorna aos gramados nesta quinta-feira (5), quando enfrenta o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.

 

Fonte: Ec Bahia

Foto: Rafael Rodrigues

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *