domingo | 26.10 | 12:06 AM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Duas atletas do boxe baiano convocadas para treinamento na Colômbia

As atletas Adriele Caroline Santos Nascimento, de 27 anos, e Jéssica Dias Coutinho, de 18, foram convocadas pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe)

colômbia
0Comentário(s)
Publicidade

As atletas Adriele Caroline Santos Nascimento, de 27 anos, e Jéssica Dias Coutinho, de 18, foram convocadas pela Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) para integrar a seleção brasileira em uma base internacional de treinamento que será realizada em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 5 e 20 de novembro.

Publicidade

Portanto, será a primeira experiência internacional de ambas as atletas com a seleção. Assim, Jéssica, que já integrou a equipe de base em oito oportunidades dentro do Brasil, celebra a chance inédita de representar o país fora do território nacional.

Publicidade

Moradora do bairro da Polêmica, em Salvador, e integrante da Academia Fênix, no bairro de Brotas, ela iniciou no boxe aos 9 anos e vem acumulando conquistas importantes: campeã brasileira até 57kg no Mundial Juvenil de 2024 (Gymnasiade), realizado no Bahrein, campeã nacional em 2025 e vice-campeã em 2023 e 2024, além de inúmeros títulos como campeão baiana.

Emoção

Atualmente, ela cursa o segundo semestre de Fisioterapia, e Jéssica não esconde a emoção: “Apesar de todas as dificuldades, é muito gratificante ser convocada para representar o Brasil. Estar entre a elite do boxe brasileiro é motivo de muito orgulho. Quero chegar à Colômbia e mostrar todo o meu potencial”, disse a atleta, que encerra 2025 com 100% de aproveitamento nas competições disputadas.

Dessa forma, o técnico Jailton Santos de Jesus, que acompanha Jéssica desde a infância, também destaca a importância da conquista: “É gratificante ver uma jovem da periferia, moradora de um bairro estigmatizado pela violência, conquistar esse espaço. O trabalho é árduo, porque envolve não apenas treino, mas também questões familiares, financeiras e sociais. Essa convocação mostra que vale a pena acreditar”, afirma o treinador e fundador da Academia Fênix, com mais de 20 anos dedicados à modalidade.

Também convocada, Adriele Caroline, da categoria adulta até 65kg, celebra o convite e a sua primeira viagem internacional. Mãe solo de um menino de dois anos e atleta da Academia Novo Astral, no Nordeste de Amaralina, ela começou a treinar aos 13 anos e também acumula uma trajetória esportiva vitoriosa.

Força do boxe na Bahia

“Vamos treinar na categoria elite, e é a primeira vez fora do país. Fico emocionada só em falar. A ficha ainda não caiu. Representar a Bahia e o Brasil é motivo de muito orgulho. A Bahia é, de fato, o celeiro do boxe brasileiro”, declarou a atleta, atual campeã baiana em sua categoria — título que já conquistou diversas vezes.

Foto: divulgação

Publicidade