O principal nome do tênis de mesa brasileiro, Hugo Calderano, está fora do WTT Grand Smash nos Estados Unidos devido a um obstáculo burocrático relacionado à entrada no país, informa CNN Brasil.
Mesmo com passaporte português, o atleta precisava da autorização eletrônica (ESTA) para entrar nos EUA sem visto. No entanto, ao contatar a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) para resolver a demora no processo, Calderano foi informado de que não era mais elegível para a dispensa, devido a uma viagem realizada a Cuba em 2023.
A ida ao país caribenho ocorreu por ocasião do Campeonato Pan-Americano e da etapa classificatória para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Segundo as autoridades americanas, a visita exclui o atleta do programa de isenção.
Diante disso, Hugo buscou alternativas: tentou um visto emergencial com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC). Apesar do esforço, não conseguiu agendar a entrevista consular a tempo para disputar o torneio.
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil”, explicou o atleta.
O momento esportivo de Calderano é de grande destaque. Ele conquistou a Copa do Mundo e a medalha de prata no Mundial de Tênis de Mesa nos últimos meses. No fim de semana anterior, venceu o WTT Star Contender Ljubljana, sua oitava taça no circuito mundial, além de encerrar, em junho, nove temporadas no clube alemão Liebherr Ochsenhausen com o título da Liga Alemã.
“É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, desabafou o mesa-tenista.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) se manifestou em apoio ao atleta. Em nota enviada à CNN, declarou:
“A CBTM lamenta muito o ocorrido com Hugo Calderano, nesta quinta-feira (3). O atleta está bem e participará de outras competições do circuito normalmente, apesar dos problemas burocráticos enfrentados nos Estados Unidos. A federação seguirá sempre à disposição dos atletas para auxiliar em casos como este.”