Cerca de 8 mil atletas profissionais e amadores participaram no domingo (21) do último dia da 7ª edição da Maratona Salvador 2025. Assim, ao longo dos dois dias de evento, mais de 12 mil pessoas estiveram na orla da Boca do Rio para disputar a prova, que está entre as principais corridas de rua do Brasil. No segundo dia de competição, cruzaram a linha de chegada participantes vindos de cidades do interior, de outros estados e até de fora do país, após correrem distâncias de 21 km e 42 km.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, fez um balanço muito positivo desta 7ª edição. Segundo ele, o novo formato em dois dias foi, portanto, uma decisão acertada: “As provas aconteceram de forma super tranquila. A cada ano, a gente melhora mais e mais a maratona. Hoje, essa competição já é a principal do Norte e Nordeste do país e está entre as sete maiores do Brasil. É uma prova certificada pela World Athletics (federação internacional de atletismo), com atletas de elite de várias partes do país e também internacionais”, disse.
Neste ano, por conta do número de atletas inscritos – um recorde da competição -, a Maratona Salvador teve dois dias. No sábado, foi a vez dos percursos menores, de 5 km e 10 km. Já as provas de meia-maratona (21 km) e maratona (42 km) ocorreram no domingo. Além disso, foram criados os desafios ‘Paletada da Zorra’, com 5 km num dia e 21 km no outro; e ‘Barril Dobrado’, com 10 km e 42 km em dias seguidos.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS