terça-feira | 10.02 | 7:39 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Olimpíada de Inverno: COI barra capacete em homenagem à guerra na Ucrânia

0Comentário(s)

O ucraniano Vladyslav Heraskevych não será autorizado a usar um “capacete da memória” em homenagem às vítimas da guerra contra a Rússia durante a competição de skeleton nos Jogos de Inverno, informou o Comitê Olímpico Internacional (COI) nesta terça-feira (10).

O Comitê Olímpico da Ucrânia havia solicitado anteriormente permissão para que Heraskevych competisse com o capacete, que traz imagens de atletas ucranianos mortos no conflito com a Rússia desde a invasão iniciada por Moscou em 2022.

Publicidade

“O COI compreende plenamente o desejo dos atletas de homenagear amigos que perderam a vida nesse conflito”, afirmou o porta-voz do COI, Mark Adams, em entrevista coletiva nesta terça-feira. “Ele fez isso durante os treinos e, nas redes sociais, expressou seus sentimentos, mas o que dissemos é que esse capacete contraria as diretrizes”, acrescentou Adams.

Segundo o porta-voz, o COI decidiu abrir uma exceção às regras e permitirá que Heraskevych use uma braçadeira preta lisa durante a competição.

“Acreditamos que este seja um bom compromisso”, disse.

Heraskevych afirmou na segunda-feira (9) que um representante do COI o informou de que ele não poderia utilizar o capacete, que vinha sendo usado nos treinamentos.

Novas sessões de treino estavam programadas para esta terça, com o início das competições marcado para quinta-feira (12).

“O capacete foi criado para homenagear atletas ucranianos mortos enquanto defendiam a Ucrânia ou que se tornaram vítimas da guerra em grande escala da Rússia contra a Ucrânia”, declarou o Comitê Olímpico da Ucrânia em nota.

“O Comitê Olímpico Nacional da Ucrânia enfatiza que o equipamento cumpre integralmente os requisitos de segurança e as regras do COI, não contém publicidade, slogans políticos ou elementos discriminatórios e foi confirmado como estando dentro dos padrões estabelecidos durante as sessões oficiais de treino.”

 

Homenagem a amigos mortos

O capacete retrata diversos atletas mortos na guerra, alguns deles amigos pessoais de Heraskevych.

Em entrevista à Reuters, o atleta disse que o capacete exibe imagens da halterofilista adolescente Alina Perehudova, do boxeador Pavlo Ischenko, do jogador de hóquei no gelo Oleksiy Loginov, do ator e atleta Ivan Kononenko, do mergulhador e treinador Mykyta Kozubenko, do atirador Oleksiy Habarov e da dançarina Daria Kurdel.

Heraskevych, que exibiu um cartaz com os dizeres “No War in Ukraine” (Sem guerra na Ucrânia) nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022, dias antes da invasão russa, afirmou que pretendia respeitar as regras olímpicas que proíbem manifestações políticas nos locais de competição, ao mesmo tempo em que buscava manter visível a situação da Ucrânia durante os Jogos.

A Regra 50.2 da Carta Olímpica estabelece: “Nenhum tipo de demonstração ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em quaisquer locais, instalações ou outras áreas olímpicas”.

Após a invasão de Moscou, atletas da Rússia e de sua aliada Belarus foram amplamente excluídos do esporte internacional, mas o COI passou a apoiar o retorno gradual desses competidores sob condições rigorosas.

Moscou e Minsk afirmam que o esporte deve permanecer separado dos conflitos internacionais.

 

Fonte: CNN Brasil

Foto: Andrew Milligan/PA Images via Getty Images

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *