A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), realizou nesta sexta-feira (12) a assinatura dos termos de compromisso de 11 projetos da categoria Atletas/Paratletas e Equipes. do programa Viva Esporte.
O projeto assegura melhores condições de preparação, participação em competições e acompanhamento técnico aos contemplados, dentro do período de execução de 12 meses previsto em edital. Os novos termos contemplam, portanto, atletas de karatê, jiu-jitsu, ginástica aeróbica, natação, triatlo/ciclismo e tênis.
Em seguida, durante o encontro, os atletas ressaltaram a importância do incentivo. O karateca Altair Júnior, de 20 anos, líder do ranking brasileiro em sua categoria, compartilhou o impacto da política pública em sua trajetória. Ele pratica karatê há 12 anos. “O Viva Esporte é um divisor de águas. É a realização de um sonho de infância, porque agora temos mais estrutura para treinos, equipamentos e viagens. Antes, íamos para as competições com o dinheiro contado, muitas vezes faltando. O Viva Esporte traz alívio financeiro e qualidade de vida, permitindo que a gente foque em resultados e continue representando Salvador com orgulho”, disse.
Viva Esporte: inclusão e desenvolvimento pessoal
O titular da pasta, Júnior Magalhães, pontuou que o projeto consolida a visão do esporte como um direito e ferramenta estratégica de inclusão, saúde e desenvolvimento humano. “Ao garantir apoio direto a atletas de diferentes modalidades, o programa não apenas possibilita que eles representem nossa cidade e o Brasil em competições, mas também fortalece a política pública de incentivo fiscal como instrumento de valorização da cidadania. Este ato demonstra que Salvador está comprometida em criar condições reais para que o talento esportivo cresça e contribua para o orgulho e o futuro da nossa capital”, disse.
O Viva Esporte é uma política pública da Prefeitura de Salvador, executada pela Sempre em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Dessa forma, a iniciativa possibilita que empresas contribuintes do Imposto Sobre Serviços (ISS) direcionem parte do tributo devido para financiar projetos esportivos e paradesportivos.
Foto: Ascom/Sempre