sexta-feira | 25.07 | 11:28 AM

Avenida de Salvador pode receber o nome de Preta Gil em homenagem à artista

Projeto de lei foi apresentado pela vereadora Aladilce Souza e busca reconhecer legado cultural e social da cantora

0Comentário(s)
Publicidade

A cidade de Salvador poderá ganhar uma avenida com o nome de Preta Gil, cantora e ativista que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, após complicações de um câncer no intestino. A proposta foi apresentada na segunda-feira (21) pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), que justificou a homenagem como um reconhecimento ao legado artístico e social da artista.

Publicidade

Segundo Aladilce, o projeto tem uma dupla função: ser um memorial aberto e um símbolo da resistência contra as injustiças sociais. “Preta Gil foi uma artista brilhante, além disso, com seu exemplo de coragem e resiliência nos deixa grandes ensinamentos de como lidar com preconceitos e até como enfrentar a finitude da vida”, destacou a parlamentar, ressaltando ainda a importância de homenagear uma mulher negra em uma cidade onde “brancos, homens e ricos são a maioria dos homenageados”.

Publicidade

Filha de Gilberto Gil, Preta viveu na capital baiana até os quatro anos de idade e manteve uma relação intensa com a cidade ao longo da carreira. O projeto agora segue para análise na Câmara Municipal de Salvador.

A artista enfrentava um câncer no intestino desde 2023 e passou por uma cirurgia de 18 horas no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em dezembro do ano passado. Em maio de 2025, seguiu para os Estados Unidos para um tratamento experimental. No domingo (20), quando tentava retornar ao Brasil, sofreu uma piora súbita e não resistiu a caminho do aeroporto de Nova York.

Publicidade