Salvador se prepara para três dias de celebração da agricultura familiar, da gastronomia e da cultura local com a chegada do 2º Festival do Queijo Artesanal da Bahia, que acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. O evento vai reunir produtores de todas as regiões do estado, queijos premiados, oficinas, degustações e muita interação entre campo e cidade.
Antes da abertura oficial do festival, marcada para quinta-feira (30), às 17h, o destaque será o 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia, que já movimenta o setor com 465 inscritos, um recorde histórico para o sistema produtivo de leite no estado. Os vencedores serão anunciados na abertura do festival, quando o público poderá conhecer e degustar os queijos premiados.
Sobre o festival
Portanto, o festival contará com 40 expositores, além de espaço de vinhos, música ao vivo e uma programação técnica. Assim, há o destaque para celebrar a cultura alimentar baiana, reforçando o vínculo entre o campo e a cidade. Atualmente, a mostra busca aproximar consumidores dos produtores e criar novas oportunidades comerciais. Além disso, também mostra o queijo artesanal como um produto identitário, econômico e cultural do estado.
O evento é uma realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Associação de Produtores de Queijo da Bahia e a Unicafes Bahia, e conta com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur).
Fortalecimento do mercado estadual de queijos
O Festival do Queijo Artesanal da Bahia se consolida como uma importante estratégia de fortalecimento da cadeia produtiva do leite e do queijo. Dessa forma, contribuindo para a geração de renda e abertura de novos mercados. Além disso, coloca a Bahia no mapa da excelência do queijo artesanal no Brasil e no mundo.
Serviço
Festival do Queijo Artesanal da Bahia
Local: Mercado do Rio Vermelho, Salvador
Data: 30/10 a 1º/11
Horários:
• Quinta-feira (30/10): 17h às 21h
• Sexta-feira (31/10) e sábado (1/11): 12h às 21h
Entrada gratuita
Foto: André Frutuôso- Ascom/CAR



