O chef baiano João Diamante recebeu uma Menção Especial no Basque Culinary World Prize 2025, prêmio internacional aclamado como o “Nobel da Paz da Gastronomia”. A honraria celebra chefs que usam a culinária como uma ferramenta de transformação social, cultural e ambiental.
Diamante obteve o reconhecimento pelo impacto de sua iniciativa Diamantes na Cozinha, criado em 2016. Dessa forma, o projeto oferece formação gratuita em gastronomia e hospitalidade para jovens em situação de vulnerabilidade. O projeto já beneficiou mais de 4 mil pessoas no Brasil.
O chef, que tem formação pela escola de Alain Ducasse, em Paris, também é responsável pelo restaurante Dois de Fevereiro, localizado na Pequena África, no Rio de Janeiro, onde exalta a culinária e a ancestralidade afro-brasileira.
Em declaração, João Diamante ressaltou que o reconhecimento é coletivo, celebrando o trabalho de sua equipe em transformar vidas “um prato e uma história de cada vez”. O júri do prêmio é composto por alguns dos chefs mais influentes do mundo, incluindo nomes como Joan Roca e Ferran Adrià.
Foto: divulgação

