quinta-feira | 02.10 | 11:09 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Culinária baiana brilha na França e impulsiona turismo internacional

Chefs da Bahia participaram do Food Temple Brésil, em Paris, e destacaram sabores tradicionais em intercâmbio cultural

Food Temple Brésil
0Comentário(s)
Publicidade

A gastronomia baiana conquistou destaque internacional no Festival Food Temple Brésil, realizado no Carreau Du Temple, em Paris, na semana passada. O evento marcou o encerramento da primeira etapa do projeto Cozinhas de l’Extraordinaire, que promove intercâmbio de gastronomias afrodescendentes entre França e Brasil. Portanto, representando a Bahia, estavam os chefs Alicio Charoth, Angeluci Figueiredo, a Preta, e Kaywa Hilton. Todos apresentaram pratos típicos, como bobó de camarão, mariscada e sorvete de leite de cabra com mel de abelha sem ferrão.

Publicidade

Assim, a iniciativa é organizada pela associação francesa Les Grandes Tables – ICI Culture e pela empresa Braço Social, com incentivo da Lei Rouanet, e integra a Temporada França-Brasil 2025. Segundo os organizadores, o objetivo é valorizar tanto as tradições afrodescendentes quanto a inovação gastronômica, reforçando a Bahia como destino de referência mundial. A próxima etapa do intercâmbio ocorrerá em Salvador, entre 1º e 10 de novembro, com a participação de chefs franceses. Eles farão experiências culinárias na capital baiana.

Publicidade

Além da presença no festival, a Bahia também esteve na IFTM Top Resa, principal feira de turismo da França, promovida em Paris. No estande da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), houve a exibição das potencialidades das 13 zonas turísticas do estado. O evento também destacou o voo direto Salvador–Paris operado pela Air France, que completou um ano. A rota terá aumento de frequência no verão europeu 2025-2026, fortalecendo ainda mais a conexão entre Bahia e Europa.

Foto: Ascom/Setur-BA

Publicidade