O aniversário de um ano do Restaurante Popular Vida Nova de Pernambués teve uma celebração com cardápio especial nesta sexta-feira (26). Justamente no período em que a comida baiana é tradição no prato do baiano. Iguarias como caruru, vatapá, xinxim de frango, feijão fradinho e farofa de azeite foram servidas para as cerca de 450 pessoas que são atendidas diariamente no equipamento, gerido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre),
Assim, o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, celebrou a data e destacou o impacto social dos restaurantes populares de Salvador. “Ter ofertado quase 100 mil refeições com cada vez mais qualidade, de forma gratuita em um só restaurante, é o nosso maior presente”, pontuou o secretário. Por mês, o Restaurante Popular Vida Nova de Pernambués distribui 8.800 refeições.
Resultados positivos
O titular da Sempre ressaltou que, juntos, todos os dez restaurantes populares alcançaram a marca de mais de 755 mil alimentações entregues. Além do equipamento de Pernambués, outros sete restaurantes despontaram no ano de 2024: Valéria, Águas Claras, Periperi, Fazenda Coutos, Sussuarana, São Cristóvão e Mares. Eles se somam aos restaurantes de Pau da Lima e São Tomé de Paripe. Atualmente, 4,4 mil assistidos almoçam diariamente nos locais.
“Os dados só reforçam que o Executivo municipal acerta quando executa uma política pública de assistência social que denota cuidado com a população mais vulnerável, observando os dados socioeconômicos de cada região, o índice populacional, bem como de insegurança alimentar”, reiterou Magalhães.
Foto: Betto Jr./Secom PMS