quarta-feira | 08.05 | 6:57 PM

04 exercícios simples para exercitar o cérebro!

0Comentário(s)

Aumente sua capacidade cognitiva no caminho para casa ou trabalho

 

Por Ana Valéria Castro

Recentemente eu escrevi nesta coluna sobre a perda da memória e de funções cognitivas provocada pelo tempo. Assim como a meditação e o hábito de praticar exercícios ajudam nas funções cerebrais,  hoje eu separei mais 04 dicas para exercitar sua máquina de forma simples, no caminho para o trabalho ou para casa. Sim …existem muitas formas de treinar o nosso cérebro, mantendo-o jovem e ativo! Vamos aprender?

Por que treinar o cérebro é importante?

Assim como vamos à academia para fortalecer nossos músculos, a nossa mente também precisa de atividades para manter-se funcionando de forma eficiente. Além de uma rotina saudável com boa alimentação, exercícios físicos e bom sono, é indispensável alguns exercícios a fim de otimizar as nossas funçòes.

  1. Leia mais

Hoje em dia passamos boa parte do tempo ligado em imagens e, sem perceber, estamos perdendo um hábito importante para fortalecer a nossa memória: a leitura. Além disso, o hábito de ler desenvolve nossa comunicação e criatividade, amplia nosso vocabulário e o conhecimento, trazendo inúmeros benefícios para o cérebro.

  1. Brinque com jogos ou palavras cruzadas

Uma forma divertida de treinar o cérebro enquanto você está no ônibus ou no metrô é brincar com jogos no celular ou fazer palavras cruzadas. São maneiras de estimular nossa cognição e aumentar a capacidade intelectual, fortalecendo o cérebro. Se você é fã de games, escolha aqueles que desenvolva o raciocínio lógico.

  1. Faça exercícios de visualização

Projetar-se mentalmente para uma situação que ainda não aconteceu não só te ajuda a se antecipar aos possíveis imprevistos, como trabalha a empatia e estimula o hipocampo, parte responsável por memórias. Esse exercício simples, que pode ser feito de qualquer lugar, estimula os sentidos e regula suas emoções, trabalhando sua inteligência e capacidade resolutiva.

  1. Busque resolver questões simples usando a memória

Hoje o Google virou uma ferramenta fácil e cômoda na hora de buscar algum registro ou nos lembrarmos de algo. Acontece que esse tipo de comodidade pode deixar nosso cérebro preguiçoso e viciado. Resolução de problemas como pequenas contas ou exerícios de memorização usa a plasticidade cerebral e deixa nosso cérebro mais ativo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *