quinta-feira | 28.03 | 8:07 AM

Convivência com pets contribui para bem-estar de funcionários na Estação da Lapa

A concessionária Nova Lapa, que administra o maior terminal de ônibus urbano da capital, vem adotando alguns cachorros que perambulavam pela estação.

0Comentário(s)

Quem tem animal de estimação sabe. Nada melhor do que chegar em casa, após um dia corrido no trabalho, e receber aquele carinho que os bichinhos adoram entregar. Mas tem lugar que é possível manter essa convivência carinhosa ao longo do expediente. É o que acontece, por exemplo, na Estação da Lapa, em Salvador.

A concessionária Nova Lapa, que administra o maior terminal de ônibus urbano da capital, vem adotando alguns cachorros que perambulavam pela estação. Sem tutores, os cãezinhos encontraram na Lapa um abrigo. A administração do terminal toma todos os cuidados, desde alimentação até questões médicas. E os funcionários veem a rotina ficar mais leve por conta dessa convivência.

Hoje, quatro cachorros viraram hóspedes fiéis da estação: Georgina, Caramelo, Pretinha e Donatela. Os bichinhos fazem a alegria de funcionários como Agnaldo dos Santos, que trabalha há três anos na área de serviços gerais da Nova Lapa. Agnaldo conta que Donatela é a mais ‘chegada’ a ele. “É sempre bom ter esse contato. Torna o nosso dia mais leve”.

Agnaldo tem um pet em casa e diz que sempre gostou de ter essa convivência com os animais. “Quando chego em casa, é sempre uma alegria. Me recebe com muito carinho. É por isso que é bom trabalhar em lugar em que a gente possa ter essa convivência. Reduz o estresse do dia a dia”.

Esse é o mesmo pensamento de Pedro Lima, coordenador comercial e de operações da Nova Lapa. Ele trabalha há cinco anos na Estação da Lapa e ressalta os benefícios para a rotina de trabalho a partir das convivências com os cãezinhos. “Às vezes, você tem um dia muito puxado, e pode chegar aqui e brincar com eles. São todos muito dóceis e carinhosos”, afirma.

A convivência de funcionários com cachorros que circulam pelo local vem desde os tempos das obras de requalificação, em 2015. Naquele ano, uma cachorrinha batizada com o nome de Sorriso, por conta de sua expressão, conquistou os funcionários, ao ‘bater o ponto’ diariamente na obra.

Sorriso acabou se tornando uma espécie de mascote e foi a primeira a ser adotada pela Nova Lapa, que custeou todos os serviços necessários para a saúde da cachorrinha. Em 2020, Sorriso faleceu, deixando apenas boas lembranças aos funcionários da estação.