domingo | 22.02 | 6:18 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Tubarão é registrado pela primeira vez em águas profundas da Antártida e surpreende cientistas

0Comentário(s)

Um tubarão de aparência atarracada, com corpo semelhante a um barril, nadando de forma lenta sobre um leito marinho escuro e profundo demais para receber luz solar, surpreendeu pesquisadores.

Até então, muitos cientistas consideravam improvável a presença de tubarões nas águas geladas da Antártida. A surpresa veio quando um tubarão-dorminhoco apareceu rapidamente diante da lente de uma câmera submersa, relatou o pesquisador Alan Jamieson nesta semana.

Publicidade

O animal, registrado em janeiro de 2025, tinha porte avantajado e media entre 3 e 4 metros de comprimento, segundo estimativa dos especialistas. “Descemos até lá sem esperar ver tubarões porque existe uma regra geral de que não se encontram tubarões na Antártida”, afirmou Jamieson. “E nem é um pequeno. É um baita tubarão. Esses bichos são tanques”, acrescentou.

A gravação foi feita por um equipamento do Minderoo-UWA Deep-Sea Research Centre, instituição dedicada ao estudo da vida nas regiões mais profundas dos oceanos. A câmera estava instalada próximo às Ilhas Shetland do Sul, nas proximidades da Península Antártica, dentro da área do Oceano Antártico, delimitada ao sul do paralelo 60°S.

De acordo com o g1, as imagens foram liberadas na quarta-feira para divulgação pela Associated Press. O tubarão foi avistado a cerca de 490 metros de profundidade, em águas com temperatura próxima do congelamento, aproximadamente 1,27 °C.

 

Fonte: G1

Foto: Minderoo-UWA Deep-Sea Research Centre/Inkfish/Kelpie Geoscience via AP

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *