sexta-feira | 19.04 | 6:59 AM

Saiba quais são os parques e reservas ambientais de Salvador

No mês do meio ambiente, conheça locais para apreciar as belezas naturais da capital.

0Comentário(s)

O Mês do Meio Ambiente é comemorado em junho, ou seja, mais do que nunca é o momento para se atentar aos problemas ambientes e preservação dos recursos naturais. Uma forma de apreciar as belezas naturais neste período é através da visitação de parques e reservas presentes na capital baiana.

As reservas naturais contam com a presença da fauna e da flora, além de muitas opções de lazer, como trilhas, parquinhos para crianças e até espaços para shows. Ficou curioso? Confira os três principais parque de Salvador:

  • Parque das Dunas

O Parque das Dunas Salvador é uma vasta reserva localizada na capital baiana, compreendida em uma área de 6 milhões de metros quadrados, que conta com a presença da fauna e da flora. Marcado também pelas dunas, lagoas e restinga, o parque dispõe de atividades como trilhas interpretativas (acompanhadas de guias capacitados), cursos de formação na área ambiental e muito mais. O projeto é administrado pela UNIDUNAS e está inserido na APA Lagoas e Dunas do Abaeté, no bairro de Praia do Flamengo.

O complexo ambiental é baseado nas diretrizes de sustentabilidade, dessa forma, otimiza o uso de recursos naturais como ventilação, iluminação natural e captação de águas pluviais através de calhas. O Parque promove a educação e o ecoturismo, sendo um passeio muito visitado por grupos escolares.

Para mais informações, acesse o site do Parque das Dunas

  • Parque da Cidade

O Parque da Cidade, criado em 1973 e inaugurado em 1975, preserva parte remanescente da Mata Atlântica e restinga em um área de 724.000 mil metros quadrados. Dentre as espécies ornamentais e frutíferas, pode ser encontradas árvores como Oiti, Ipê e Pau-Brasil. Localizado entre os bairros da Santa Cruz e Itaigara, o Parque Joventino Silva – como também é conhecido – passou por uma reforma em 2014, contando com novos equipamentos que promove esporte, lazer e cultura.

O Parque conta com espaço para oficina de grafite, circuito de slackline, quadras de futebol, vôlei, pista pública de skate, três parque infantis integrativos e outros espaços. Um dos grandes destaques da atrações é o Anfiteatro Dorival Caymmi, cuja estrutura comporta grandes públicos para shows e é acessível ao público.

Quer saber mais sobre o Parque Joventino Silva? Acesse o site!

  • Parque Metropolitano de Pituaçu

O Parque Metropolitano de Pituaçu, localizado no bairro de Pituaçu, conta com um cinturão da Mata Atlântica, rico em diversidade de fauna e flora. Em 450 hectares, o Parque dispõe de espaços voltados para a prática de exercícios ou relaxamento. Dentre as opçõs de lazer, estão o pedalinho na lagoa, ciclovia de 18 km, brinquedos infantis e muito mais.

O local ainda conta com um acerco de 800 obras de arte do artista plástico Mário Cravo, como pinturas, totens, figuras aladas e tridimensionais.

 

Redação iBahia

Foto: Divulgação/Parque das Dunas