O credenciamento dos veículos de moradores das áreas dos circuitos do carnaval e entorno termina na quarta-feira (30). Desde outubro que o serviço para registro das placas de até dois veículos estava disponível para os residentes das áreas dos circuitos, no site da Transalvador.
A medida é necessária para circulação dos automóveis no perímetro durante a folia momesca em 2023.
No início desde mês de novembro, a Transalvador informou que o número de moradores que realizaram o credenciamento dos veículos alcançou somente 9% do público-alvo. Apenas 2,9 mil moradores tinham concluído a solicitação, mas a previsão da Transalvador é de que 33 mil imóveis estejam aptos a receber as credenciais.
Novos dados sobre esse registro não foram divulgados. Também não há detalhes se haverá prorrogação.
Os interessados ainda podem fazer o cadastro nesta quarta. Para isso é necessário clicar no ícone “Credenciamento carnaval 2023”. Cada morador tem direito de cadastrar até dois veículos. [Saiba como fazer o cadastramento no final da matéria]
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/S/S/1fHOCeRxqMgLH4KeUOwQ/zonas-restrio-carnaval.jpg)
Os cadastros devem ser realizados através do site da Transalvador, na aba “Credenciamento carnaval 2023 — Foto: Divulgação
Os adesivos serão entregues na residência do solicitante. O sistema de fiscalização vai verificar eletronicamente se a placa registrada no adesivo coincide com a do veículo.
A Transalvador já iniciou o envio de cartas para mais de 30 mil residências que ficam nas zonas de restrição informando sobre as mudanças no procedimento para o receber os adesivos, além de todo passo a passo para a realização do cadastro das placas.
Cadastramento
Para cadastrar as placas, o proprietário do imóvel ou o inquilino deve informar os números do IPTU, CPF/CNPJ e o endereço de e-mail. O número do CPF informado deve ser o do proprietário do imóvel.
Após o cadastro, o sistema enviará para o e-mail informado um código de acesso. Ao ingressar no sistema, o morador poderá informar o número do Renavan e placa do veículo a ser cadastrado.
Até o dia 30 de novembro todos poderão efetuar mudanças nas placas dos veículos. Após esta data, o procedimento só poderá ser realizado em um dos postos de atendimento da Transalvador, mediante a troca do adesivo e apresentação do documento do novo veículo (CRLV).
Zonas de restrição
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/K/I/syENb7TlW6c894XvTiow/whatsapp-image-2020-02-05-at-13.17.42.jpeg)
Carnaval de 2023 terá cinco grandes áreas de restrição de circulação de veículos — Foto: Lilian Marques/Rede Bahia
Os veículos que não possuírem a devida liberação para circulação ou que acessarem outra subzona que não a de sua residência serão autuados.
A multa para quem transitar em local e horário não permitido pela regulamentação é de R$ 130,16. Essa é uma infração de natureza média, prevista no art. 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O infrator está sujeito ainda a 4 pontos na CNH.
G1 Bahia
Foto: Bruno Concha/Secom
