quarta-feira | 09.07 | 12:38 PM

Lula pretende decretar 2 de Julho como segunda data da Independência

0Comentário(s)
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (1º), um projeto de lei para instituir o dia 2 de Julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. A proposta reconhece o papel decisivo da Bahia na expulsão definitiva das tropas portuguesas do território brasileiro, em 1823, um ano após o grito da Independência proclamado por D. Pedro I.

“É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, afirmou o presidente em vídeo publicado nas redes sociais.

Publicidade

As imagens mostram Lula ao lado de líderes políticos baianos, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o senador Jacques Wagner (PT-BA), ex-governadores do estado. Também aparece no vídeo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, outro baiano de destaque no governo.

Atualmente, o 2 de Julho já é feriado estadual na Bahia e celebra a luta dos baianos pela independência, com destaque para personagens históricos como Maria Quitéria e os caboclos do Recôncavo. A proposta do governo federal visa ampliar o reconhecimento da data em nível nacional.

Se aprovado, o projeto colocará oficialmente o 2 de Julho ao lado do 7 de Setembro como marco da Independência do Brasil — desta vez sob o olhar dos que lutaram nas batalhas e resistiram nas ruas.

Publicidade