A crise climática e a erradicação da fome marcaram o segundo dia do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, que segue até hoje (18), em Juazeiro. Assim, o governador Jerônimo Rodrigues participou, na quinta-feira (16), do debate sobre segurança alimentar e nutricional, ao lado dos ministros Márcio Macêdo, Wellington Dias e Paulo Teixeira. O encontro reúne cerca de 2 mil pessoas de todo o país para discutir soluções sustentáveis no campo.
Durante a participação, Jerônimo destacou a importância da agroecologia para enfrentar os desafios ambientais e sociais. “A Bahia e o Brasil não vão baixar a guarda para a insegurança alimentar e o uso de agrotóxicos na alimentação brasileira”, afirmou o governador, ressaltando a parceria com o Governo Federal na implementação de políticas de combate à fome e incentivo à agricultura familiar.
Promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e pela Univasf, com apoio do Governo do Estado, o evento reúne agricultores familiares. Além disso, também conta com pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais. A ação “Agroecologia contra a Fome”, realizada na quarta (16), distribuiu 300 cestas e 1.200 refeições, dentro do programa Bahia Sem Fome. Dessa forma, a ação já retirou mais de 1,1 milhão de famílias do mapa da fome desde 2023. O congresso também prevê o lançamento do projeto internacional “Raízes Agroecológicas”, em parceria com Argentina e Bolívia.
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

