domingo | 30.11 | 7:37 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Bahia no Mapa do Turismo Responsável com a Estrada do Chocolate

Roteiro temático da Costa do Cacau é reconhecido por práticas sustentáveis e valorização cultural

estrada do chocolate
1Comentário(s)

A Bahia conquistou um novo reconhecimento nacional ao entrar para o Mapa Brasileiro do Turismo Responsável. Isso se deu graças à inclusão da Estrada do Chocolate entre as 210 iniciativas selecionadas na categoria Sustentabilidade. Dessa maneira, requalificado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), o roteiro localizado entre Ilhéus e Uruçuca oferece ao visitante uma experiência completa sobre a cultura cacaueira, desde a lavoura até a produção de chocolates artesanais. Portanto, a ação integra o projeto “Brasil, essa é a nossa praia”, do Ministério do Turismo, que destaca destinos capazes de promover inclusão, desenvolvimento local e preservação ambiental.

Segundo o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o reconhecimento comprova o compromisso do estado com práticas turísticas sustentáveis. Atualmente, a Estrada do Chocolate atendeu a todas as diretrizes técnicas do MTur, como respeito ao meio ambiente, valorização da diversidade biológica e incentivo à cultura regional. Além disso, outras iniciativas baianas também estão no Mapa, entre elas Água pela Lagoa (Ilhéus), Aliança Futuri (Una), Pátio FlorAção (Andaraí), Queijos & Búfalos e Organic Festival (Porto Seguro). Projetos de Turismo de Base Comunitária e de Etnoturismo em Salvador, Iramaia, Prado e Ilhéus também ganharam reconhecimento.

Publicidade

Dessa forma, outro destaque para o estado é a certificação Bandeira Azul para a temporada 2025/2026, reafirmando a Bahia como destino de turismo sustentável. Assim, receberam o selo as praias da Viração e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe (Frades) e a Praia do Paraíso, em Guarajuba. Além disso, também a Marina do Yacht Clube da Bahia faturou o selo. Para ampliar o número de destinos aptos à certificação, a Setur-BA e o Instituto Ambientes em Rede iniciaram estudos sobre novas candidatas. Elas estão em Jandaíra, Esplanada, Cairu e Maraú.

Foto: Alfredo Filho/SECOM

Publicidade

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *