Três iniciativas da Prefeitura de Salvador se destacaram no evento internacional “Crianças e Ação Climática: Prioridades e Compromissos rumo à COP30”, realizado na última sexta-feira (3), em Brasília. A capital baiana apresentou o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Mirim e o Pátio Naturalizado, ações que colocam a infância no centro das políticas públicas ambientais.
Representando o município, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que as iniciativas reforçam o compromisso da gestão com a adaptação climática e a justiça social. “Não existe justiça climática sem justiça para a infância. Proteger o futuro das crianças é responsabilidade coletiva”, afirmou. Segundo ele, crianças multiplicam o conhecimento em casa e contribuem para fortalecer a cultura de autoproteção em Salvador.
O evento de proteção à infância reuniu autoridades, pesquisadores e representantes da Unesco e do Instituto Alana. Eles reforçaram o papel das cidades na construção de soluções sustentáveis. A primeira-dama de Salvador, Rebeca Cardoso, ressaltou a importância de garantir condições dignas para o desenvolvimento infantil. Até o fim da gestão Bruno Reis, serão implantados 100 novos pátios naturalizados em escolas municipais, promovendo contato com a natureza e aprendizado ambiental.
Foto: Rebeca Omena