A Bahia deu mais um passo significativo rumo a um serviço público mais moderno, eficiente e digital. Na quarta (29), gestores e técnicos do Poder Executivo Estadual participaram do encerramento do processo de elaboração da proposta. Dessa maneira, o documento regulamenta a nova Lei de Governo Digital do Estado. A medida vai posicionar a transformação digital como eixo estratégico para inovação, eficiência e atendimento proativo à população, alinhando o estado às diretrizes federais sobre o tema.
Durante o encontro, a consultora e pesquisadora Beatriz Lanza, representante da unidade de governança digital da Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), apresentou os destaques da minuta do projeto. Contratada por meio de cooperação técnica entre a Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ela conduziu três meses de trabalho com mais de 50 servidores estaduais. “Foi um trabalho colaborativo e intenso, que resultou em uma proposta robusta, qualificada e autoral”, afirmou a pesquisadora.
O coordenador-executivo de Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, destacou que o Estado segue recebendo contribuições para finalizar o projeto. Assim, o plano deve integrar o próximo programa de governo. Também foi apresentado o novo superintendente de Gestão e Inovação, Thales José Costa de Almeida. Dessa forma, ele reforçou o compromisso com o avanço da agenda digital na administração pública baiana.
Foto: Emília Valente – Ascom/Saeb

