Um grupo de estudantes da Escola de Engenharia Elétrica e de Computação Elmore Family da Universidade de Purdue, no estado norte-americano de Indiana entrou para a história com o robô Purdubik’s Cube. A criação acaba de entrar para o Livro dos Recordes após resolver um cubo mágico 3x3x3 em 0.103 segundos, mais rápido do que um piscar de olhos.
O recorde anterior de um robô era quase três vezes maior, 0,305 segundos, conquistado por engenheiros da Mitsubishi Electric no Japão em maio de 2024.
O Purdubik’s Cube foi apresentado pela primeira vez em uma competição de design estudantil na própria universidade e saiu vitorioso, quando conquistou o primeiro lugar em dezembro de 2024. Logo após o desafio vencido, a equipe continuou refinando o robô, o que culminou na conquista atual.
Entre humanos, o recorde para a montagem de um cubo mágico do mesmo tamanho é de um adolescente chinês. Em fevereiro deste ano, Yiheng Wang, de 11 anos, resolveu o quebra-cabeça em 3,08 segundos.
Antes de Wang, quem detinha o mesmo recorde era o norte-americano Max Park, que tinha resolvido tudo em 3,13 segundos, em 2023.
Fonte: G1