quinta-feira | 18.09 | 2:33 AM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Festa de Iemanjá: Ambulantes comentam movimentação e estrutura do evento

Festa de Iemanjá: Ambulantes comentam movimentação e estrutura do evento
0Comentário(s)
Publicidade

Redação

Publicidade

Durante os festejos de Iemanjá neste domingo (2) no Rio Vermelho, os ambulantes presentes no local contaram como estão as vendas para esse ano e a logística adotada pela Prefeitura para o espaço cedido aos trabalhadores, como também a estrutura que foi montada.

Publicidade

“Por enquanto ainda fraquíssimo”, disse a ambulante Deise Almeida, no início da manhã, presente na festa desde a sexta-feira. Nos três dias de celebração, o movimento tem sido aquém do esperado. Ela também comentou sobre a estrutura montada para os ambulantes na festa: “Horrível, muita falta de organização”, opina a comerciante.

“Mais ou menos, não está muito bom não porque tem muito ambulante. Agora, eles deviam melhorar a estrutura pra gente, olha, todo mundo encurralado”, diz Miriam dos Santos, apontando melhorias que poderiam ser feitas no local para melhorar o trabalho nos dias de festa. A ambulante também está no Rio Vermelho desde sexta-feira.

A ambulante Vanessa Kênia também comentou o interesse dos profissionais em gerar rendas na festa e trabalhar de maneira digna.

“A gente já está aqui desde a sexta-feira garantindo os melhores lugares, um local que a gente possa estar mais próximo à entrega do presente, um local que a gente possa estar ganhando um qualitativo melhor de lucro aqui dentro da festa de Iemanjá, além de saudar ela, é claro”, diz.

Ela também comenta a respeito da organização realizada pela prefeitura para este ano.

“Esse ano, referente às instalações, a gente na verdade não teve, a gente não recebeu essas instalações esse ano, só foi mesmo a entrega do kit, que foi aquilo tudo muito bonito na Paralela, montado ali para poder fazer as entregas, mas a realidade cá continua a mesma. Eu acho que ainda precisa de uma grande estrutura para que seja alocado já com seus números, para que eles saibam onde vai colocar todo mundo, sem aquelas velhas confusões e atritos que tem sempre entre o nosso orgão público, que é a SEMOP, e os vendedores ambulantes, que todos os anos estão aqui nos seus isopores, construindo seus sonhos”, aponta.

Vanessa encerra refletindo sobre o trabalho dos ambulantes na festa.
“Cada isopor desse representa uma família, uma família com sonho, com objetivo de crescimento é para poder chegar em algum lugar”, completa.

Bnews procurou a Semop para se manifestar sobre as reclamações. Em nota, a secretaria informou que equipes estão atuando no ordenamento dos ambulantes para garantir a melhor organização possível.

Leia a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) informa que, há três dias, equipes estão atuando no ordenamento dos ambulantes para garantir a melhor organização possível durante os festejos de Iemanjá. Este ano, a celebração ocorreu em um domingo, o que resultou em um aumento expressivo no número de trabalhadores atuando no evento, especialmente devido à ausência de outras festas simultâneas na cidade.

Somente neste dia 2 de fevereiro, mais de 120 agentes da SEMOP estão mobilizados na festa, garantindo o cumprimento das regras estabelecidas e coibindo a venda de garrafas de vidro, uma medida essencial para reforçar a segurança do evento. A Secretaria segue acompanhando e ajustando o ordenamento sempre que necessário para minimizar impactos e manter a tradição dos festejos com organização e segurança para todos.

Publicidade