O funeral do Papa Francisco está marcado para este sábado (26), às 10h no horário local (5h da manhã em Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia será conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, e seguirá o protocolo tradicional dos funerais papais, com a presença de milhares de fiéis esperados.
Antes do sepultamento, o corpo será levado à Basílica de São Pedro para os ritos finais e, depois, será traslado para a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, onde ocorrerá o enterro. O velório estará aberto ao público a partir desta quarta-feira (23), para que os fiéis possam prestar suas últimas homenagens ao pontífice.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, faleceu aos 88 anos após sofrer um AVC e uma falência cardíaca irreversível. Segundo o Vaticano, o Papa entrou em coma e morreu na manhã da última segunda-feira (21). O atestado de óbito foi assinado pelo médico Andrea Arcangeli.
Primeiro papa latino-americano e também o primeiro jesuíta a ocupar o posto, Francisco foi eleito em 2013. Seu pontificado ficou marcado por uma postura progressista, ênfase na justiça social, combate firme aos abusos sexuais dentro da Igreja e por fomentar o diálogo inter-religioso.