sexta-feira | 09.05 | 11:38 AM

Trecho entre Boca do Rio e Itapuã passa por requalificação e pode virar novo circuito do Carnaval

Requalificação da orla de Salvador entre Boca do Rio e Itapuã pode transformar trecho em novo polo turístico e cultural da capital.

0Comentário(s)
Por Ana Raquel Barreto

Com cerca de R$ 135 milhões investidos, mais uma obra de requalificação está em sua fase final para entrega: o trecho da orla marítima da capital baiana que vai da Boca do Rio até Itapuã. Em entrevista ao podcast Vozes da Estação, o secretário municipal de Infraestrutura, Luiz Carlos, já em seu quarto mandato, deu mais detalhes sobre o projeto.

De acordo com o secretário, a requalificação visa atrair diferentes públicos para festividades como o Carnaval, corridas, caminhadas, eventos, ciclistas e mais. A entrega deste trecho está prevista para ocorrer até o mês de maio.

“É um trecho de quase 6 km, com a construção de quiosques, que vão servir de bares, restaurantes, venda de acarajé e água de coco”, detalhou o secretário.

O gestor ainda enfatiza que uma empresa do Rio de Janeiro venceu a licitação que permite explorar negócios no trecho em questão, com a obrigação de realizar investimentos para melhorar a urbanização, incluindo decks, banheiros, e sem deixar de lado o respeito comercial com os que já estavam atuando no local.

“A empresa vai respeitar os permissionários que lá estavam, no sentido de trazê-los para dentro do processo. Isso dentro de uma negociação entre um CPF e um CNPJ”, completou.

Novo circuito para o Carnaval de 2026?

O Carnaval de Salvador é muito mais que uma folia momesca para curtir música, cerveja e o calor humano que a Bahia pode proporcionar — é também um momento de ampla movimentação econômica em quase todos os setores. No Carnaval de 2025, a capital baiana recebeu mais de 1 milhão de turistas, contribuindo para a movimentação de R$ 1,8 bilhão na economia local.

Apesar de não frequentar a folia, o secretário Luiz Carlos encara a festa como um negócio.

“Carnaval é um negócio para Salvador. Quanto arrecada no Carnaval, sabe? Não é uma despesa, é um investimento em todos os aspectos!”, afirmou.

Quanto às especulações sobre a criação de um novo circuito da Boca do Rio para o Carnaval de Salvador, o secretário declarou que houve resistência em relação à transferência do local da folia, mas opinou:

“Eu não acho que vai acontecer uma transferência, opinião minha. Acho que vai acontecer a abertura de um novo circuito. E aí você vai ver que vai faltar espaço para trio ali, porque todo mundo vai ver que vai ser um sucesso.”

Clique aqui e confira a entrevista completa!