sexta-feira | 06.06 | 5:41 AM

Câmara aprova projeto que usa multas de trânsito para financiar CNH de pessoas de baixa renda

Texto segue para sanção presidencial; proposta também inclui mudanças no exame toxicológico e transferência digital de veículos

0Comentário(s)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (29) o projeto de lei que permite o uso de recursos arrecadados com multas de trânsito para custear a formação de motoristas de baixa renda. O PL 3965/21, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), agora segue para sanção presidencial.

O objetivo é custear todas as etapas do processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluindo taxas e despesas, para candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Exame toxicológico ampliado

O texto aprovado também inclui uma emenda que torna obrigatório o exame toxicológico para a primeira habilitação nas categorias A e B (moto e carro), além das já exigidas C, D e E (profissionais). A coleta do material poderá ser feita por clínicas médicas cadastradas, com análise realizada em laboratórios credenciados.

O relator Alencar Santana (PT-SP) destacou que foram retiradas propostas consideradas excessivas, como a renovação obrigatória do exame toxicológico a cada 2,5 anos para todas as categorias.

A exigência para as categorias A e B gerou debate. Críticos argumentaram que o custo adicional do exame — entre R$110 e R$250 — pode dificultar o acesso à CNH, especialmente para jovens de baixa renda. Já os defensores alegaram que a medida pode aumentar a segurança no trânsito e evitar acidentes.

Transferência digital de veículos

A Câmara também aprovou outra emenda que permite a transferência eletrônica de veículos, com contratos assinados digitalmente. O processo poderá ser feito por plataformas dos Detrans ou da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com validade em todo o território nacional.

As assinaturas eletrônicas devem ser feitas em plataformas homologadas, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O texto proíbe que empresas do setor automotivo ou de financiamento de veículos atuem como provedoras dessas assinaturas, para evitar conflitos de interesse.

Também foi autorizada a realização de vistorias de transferência por meio eletrônico.

Destinação atual das multas

Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro já determina que a arrecadação com multas seja usada em áreas como:

  • Sinalização viária
  • Engenharia de tráfego e de campo
  • Fiscalização e policiamento
  • Renovação de frota
  • Educação para o trânsito

 

Com a nova lei, será incluído o financiamento da formação de condutores de baixa renda entre essas finalidades.