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Secretário afirma que obras da Ponte Salvador-Itaparica, VLT e nova rodoviária terão avanços visíveis ainda em 2025

Afonso Florence aponta cumprimento de prazos e destaca que parte das estruturas estará pronta antes da vedação eleitoral

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O secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, declarou nesta segunda-feira (14), em entrevista à Rádio Metropole, que importantes projetos de infraestrutura como a Ponte Salvador-Itaparica, o VLT do Subúrbio e a nova rodoviária de Salvador apresentarão etapas visíveis e operacionais ainda em 2025. Segundo Florence, os prazos estão sendo respeitados e parte das obras será entregue antes do período de vedação eleitoral.

Ponte Salvador-Itaparica
Sobre a ponte, o secretário informou que o projeto executivo está em fase final de elaboração pela empresa responsável. A estrutura contará com 105 pilares, cada um com projeto individual. A Marinha impôs novas exigências específicas para os pilares do vão central. “Se não toda, parte dessa ponte estará edificada, haverá algo visível e palpável na Baía de Todos-os-Santos antes do período de vedação eleitoral”, disse Florence. Ele ainda antecipou que uma missão técnica do governo estadual atuará na construção de uma ponte de aço provisória, essencial para viabilizar a obra definitiva.

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Florence também mencionou impactos da pandemia na economia global, que afetaram contratos em andamento. “Assinamos no dia 4 de junho o primeiro termo aditivo do contrato de 2020, com aval do Ministério Público e do Tribunal de Contas. Agora temos um contrato modernizado. A oposição não consegue sustentar críticas ao governador Jerônimo. Tentaram com o VLT, agora com a ponte, mas logo devem abandonar esse discurso”, afirmou.

VLT do Subúrbio
Em relação ao VLT, Florence informou que os trens comprados do Mato Grosso estão sendo adaptados pela fabricante CAF em Hortolândia (SP). A previsão é que a primeira composição chegue em dezembro e, em janeiro, se inicie a fase de operação assistida entre Paripe e Águas Claras. Segundo ele, o projeto foi elaborado em tempo recorde: “A oposição parou de pedir pressa, parou de tocar no assunto”.

O atraso no projeto foi atribuído à divisão da concessionária responsável, o que levou à tentativa de modernização do contrato, rejeitada pelo Tribunal de Contas. Diferentemente do caso da ponte, a negociação com a empresa não teve êxito e o contrato foi encerrado. Inicialmente, o VLT seria elevado entre a Calçada e Paripe, mas o novo projeto da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) prevê um sistema terrestre com ligação entre Calçada e Ilha de São João (Simões Filho), Paripe e Águas Claras, até Piatã.

Florence estimou o custo do primeiro trecho, Calçada-Ilha de São João, em R$ 5 bilhões. Já o trajeto entre Paripe e Águas Claras, com duplicação da estrada do Derba, deve custar cerca de R$ 1,2 bilhão.

Nova Rodoviária
Sobre a nova rodoviária, Florence explicou que uma das empresas do consórcio vencedor da concessão desistiu do empreendimento, o que exigiu mudanças contratuais. Apesar disso, o secretário indicou que há possibilidade de o novo terminal começar a operar ainda este ano.

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