Com o aumento da prática de corrida ao ar livre em Salvador, o vereador Omar Gordilho (PDT) apresentou uma proposta à Prefeitura para criação de uma faixa exclusiva voltada aos corredores na orla marítima da capital baiana, informa Bahia Notícias.
A sugestão está formalizada no Projeto de Indicação nº 296/2025, atualmente em tramitação na Câmara Municipal de Salvador (CMS). O texto recomenda que o prefeito Bruno Reis (União) oriente a secretaria responsável a conduzir estudos técnicos e urbanísticos para viabilizar a implantação da faixa exclusiva. A ideia é delimitar esse espaço nos passeios, calçadas ou em trechos da via pública, respeitando a legislação de trânsito e mobilidade urbana, com o objetivo de oferecer mais segurança e conforto aos praticantes da atividade física.
A proposta foca especialmente na orla entre o Farol da Barra e o Jardim de Alah, trecho identificado pelo parlamentar como de maior fluxo de corredores. O texto ainda sugere que a medida leve em conta os horários de pico da prática esportiva e considere, inclusive, adaptações temporárias nos dias e horários de maior movimentação.
Encaminhado no dia 8 de julho à Comissão de Constituição e Justiça da CMS, o projeto deverá ser avaliado após o recesso parlamentar. Como se trata de um projeto de indicação, sua execução depende da adesão voluntária por parte do Executivo municipal, mesmo após eventual aprovação pela Câmara.