Profissionais que atuam em bares, restaurantes e estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas já podem se inscrever no curso de extensão Circuitos Não é Não, iniciativa do governo federal e da Universidade de Brasília (UnB) que visa tornar os espaços de lazer mais seguros para mulheres.
A capacitação é gratuita, online, de curta duração e certificada pela UnB, com carga horária de 36 horas. Estruturado em sete módulos, o curso apresenta conteúdo dinâmico baseado em situações reais, ensinando a identificar, prevenir e agir em casos de assédio ou violência, além de oferecer acolhimento e encaminhamento adequado às vítimas.
As aulas são assíncronas, sem exigência de escolaridade mínima, e podem ser concluídas em até três meses. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial do projeto. A coordenação é da antropóloga Debora Diniz, professora da Faculdade de Direito da UnB, que ressalta: “Esperamos que os trabalhadores se tornem multiplicadores e ajudem a transformar os espaços de lazer em ambientes mais seguros para mulheres e todas as pessoas”.
O curso atende às exigências da Lei Federal nº 14.786/2023, que determina a presença de profissionais capacitados em locais que vendem bebidas alcoólicas. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2024 a Bahia registrou 5.323 casos de estupro e estupro de vulnerável; no país, foram 87.545 ocorrências.