Após a ampla repercussão de um vídeo publicado pelo youtuber Felca, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou no domingo (11) que vai pautar, ainda nesta semana, projetos de lei voltados à proteção de crianças nas redes sociais, informa The News.
O vídeo, que ultrapassou 24 milhões de visualizações, acusa o influenciador Hytalo Santos de possível exploração e “adultização” de menores. A denúncia gerou forte mobilização nas redes sociais e levou à retirada do perfil de Santos do Instagram.
Em publicação nas redes, Motta afirmou que o conteúdo “chocou e mobilizou milhões de brasileiros” e classificou o tema como “urgente”. “Vamos pautar e enfrentar essa discussão. Obrigado, Felca”, escreveu o presidente da Câmara.
Entre os projetos que podem entrar em votação está uma proposta já aprovada no Senado, que aguarda análise dos deputados. O texto prevê que as plataformas digitais tenham um “dever de cuidado”, sendo obrigadas a prevenir danos a menores de idade e a remover conteúdos de abuso infantil sem a necessidade de ordem judicial.