O ator baiano Wagner Moura será agraciado com o prêmio Golden Eye no Festival de Cinema de Zurique, na Suíça. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (20) pela organização do evento, que ressaltou o desempenho de Moura no longa-metragem “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho. Esta será a primeira vez que o troféu será concedido a um ator da América do Sul.
“Wagner Moura conduz a narrativa com uma presença eletrizante. Em razão de sua performance notável no filme e pela trajetória que o consolidou como um dos intérpretes mais carismáticos e versáteis da América Latina, será homenageado com o Golden Eye”, informou o comunicado oficial do festival, informa Alô Alô Bahia.
Neste ano, o ator também conquistou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes por sua atuação no mesmo longa. O diretor Kleber Mendonça Filho foi igualmente premiado em Cannes, sendo reconhecido na categoria de Melhor Direção.
“O Agente Secreto” também integra a programação do Festival de Toronto e de outras mostras internacionais, incluindo a de Zurique. A estreia nos cinemas brasileiros está prevista para 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes.
O thriller político é ambientado no Recife, no ano de 1977, e acompanha a história de Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à cidade natal em busca de tranquilidade, mas se vê imerso em um cenário de intensas tensões políticas.
O elenco conta ainda com participações de Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes. A produção tem assinatura de Emilie Lesclaux e é resultado de uma coprodução internacional entre Brasil, França, Holanda e Alemanha. No mercado externo, o filme será lançado pela NEON nos Estados Unidos e Canadá, e pela MUBI no Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina (exceto Brasil).