Desde 10 de setembro, mais cinco postos do SAC na Bahia passaram a atender para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) por ordem de chegada, no turno da manhã. A nova modalidade foi adotada nos postos SAC Liberdade, Pau da Lima, Periperi e Uruguai, em Salvador, e em Simões Filho, na Região Metropolitana (RMS).
Esses locais se somam aos postos da Barra, Comércio, Pituaçu, Camaçari e Lauro de Freitas, que já funcionam nesse formato. No interior do estado, os 21 postos do SAC seguem com atendimento por ordem de chegada pela manhã e agendamento no turno da tarde. Já os 51 Pontos SAC e as carretas do SAC Móvel mantêm o atendimento 100% por agendamento.
Assim, a nova CIN substitui o antigo RG e terá o CPF como número único de identificação nacional. O documento só será obrigatório a partir de março de 2032, e o modelo antigo continuará válido até fevereiro do mesmo ano. A emissão da primeira via da CIN é gratuita para todos os brasileiros. Para solicitá-la, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de casamento. A CIN também permite a inclusão de outros dados, como número da CNH, título de eleitor e informações de saúde.
O novo modelo de identidade possui versão digital no portal GOV.BR, bem como conta com QR Code para autenticação. A validade varia conforme a faixa etária: 5 anos para crianças, 10 anos para adultos até 60 anos e validade indeterminada para idosos.
Foto: divulgação/GOVBA