A Bahia reforça as ações para aumentar o número de praias com a certificação internacional Bandeira Azul, concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE).
Segundo Leana Bernardi, coordenadora nacional do programa Bandeira Azul, o objetivo é identificar praias aptas a receber a premiação e incentivar o turismo sustentável. O secretário Maurício Bacelar destaca que a iniciativa reforça o compromisso do governo baiano com a valorização do litoral. Além disso, há a atração de turistas internacionais interessados em destinos com excelência ambiental. A Bahia desponta como referência nacional no desenvolvimento do turismo ecológico de qualidade.
Atualmente, o estado conta com quatro locais premiados para a temporada 2024/2025: as praias da Viração e da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades; a praia do Paraíso, em Guarajuba (Camaçari); e a Marina do Yatch Clube da Bahia, em Salvador. A certificação atesta elevados padrões de qualidade ambiental, segurança, infraestrutura e gestão sustentável.
Em parceria com o Instituto Ambientes em Rede, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) iniciou visitas técnicas a destinos com potencial para receber a Bandeira Azul. A equipe técnica percorreu praias em Mangue Seco, Baixio e Morro de São Paulo. Em seguida, foi a Maraú e Itacaré, avaliando o estágio de adequação de cada local aos critérios internacionais exigidos pela certificação.
Foto: Eduardo Bastos- Ascom/Setur-BA