sábado | 27.09 | 6:10 PM

domingo | 31.08 | 09:06 AM

Salvador faz workshop regional de Destinos Turísticos Inteligentes

A realização do encontro sobre Destinos Turísticos Inteligentes na capital baiana, com grande participação, representa um marco na área

0Comentário(s)
Publicidade

Salvador sediou o Workshop Destinos Turísticos Inteligentes – Região Nordeste, realizado nesta terça-feira (23) no Hotel Mercure Salvador Boulevard. A realização do evento em território soteropolitano representa um marco para a capital baiana, desde 2022 reconhecida como um Destino Turístico Inteligente (DTI) em Transformação. O termo aplica-se a territórios que utilizam tecnologia, inovação, governança e sustentabilidade. Todos esses fatores oferecem uma atividade turística que beneficia tanto os visitantes como a comunidade local.

Publicidade

O evento tem apoio, portanto, da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). A parceria é com o Instituto Ciudades del Futuro (ICF), o Ministério do Turismo e a Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur). Também estiveram presentes representantes de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).

Publicidade

Comitê – Destinos Turísticos Inteligentes

Assim, um dos pontos altos do encontro foi a criação do Comitê Gestor de Destinos Turísticos Inteligentes de Salvador. A nova estrutura será responsável por coordenar ações estratégicas e consolidar a capital baiana como referência nacional em inovação e sustentabilidade turística. O ato solene de criação do comitê, dessa forma, teve a condução da vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos.

“Estamos muito honrados por Salvador sediar esse encontro regional, e fico muito feliz por construirmos, junto com o Ministério do Turismo e o Instituto Ciudades del Futuro, uma metodologia que respeite o turismo, faça planejamento e busque o turismo inteligente. Turismo é acolher e tratar bem o visitante, mas, antes de tudo, é tratar bem o soteropolitano. Uma cidade boa para o turista tem que ser boa principalmente para o baiano”, afirmou Ana Paula.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Publicidade